Clínica Geral

Entenda a condropatia (joelho de corredor) e saiba como tratar

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

nike-running-store-nyc
O que é?

Também chamada de joelho de corredor, condromalácia patelar e síndrome da dor patelofemoral, a condropatia é uma lesão muitas vezes confundida com inflamação de tendão, devido às fortes pontadas nos joelhos ao dirigir, subir e descer escadas ou ao agachar para pegar objetos, sintomas comuns em ambas as situações. Porém a condropatia é provocada pelo desgaste das cartilagens da patela, o osso mais saliente do joelho, quando em contato com a cartilagem do fêmur. O público feminino e os corredores são os mais atingidos pela doença, portanto devem redobrar os cuidados.

 

Causas

Uma das maiores causas da condropatia é a fraqueza da musculatura dos glúteos, que faz com que a pelve fique caída, sobrecarregando os joelhos. Este peso a mais faz com que os joelhos fiquem mais para dentro e, enquanto a patela deveria ficar encaixada no fêmur, fica deslocada atritando, o que causa o desgaste da cartilagem.

Outro motivo responsável pelo aparecimento do “joelho de corredor” é o esforço excessivo e inadequado na academia e o uso incorreto de aparelhos de ginástica, como o leg press, aparelho que demanda um grande esforço no nível da patela.

 

Sintomas

Os sintomas são descritos como uma ardência ou pontada no joelho quando flexionado durante muito tempo, mesmo sem exercer muita força. Outros sintomas possíveis são os estalos, geralmente suficientemente altos para serem ouvidos por alguém próximo.

Dor-no-joelho-

Tratamento

Se descoberta cedo, a doença pode ser tratada com simples exercícios fisioterapêuticos. Em casos mais avançados, uma cirurgia pode vir a ser necessária.

 

Como evitar

Para evitar a condropatia ou aliviar a dor, alguns passos simples são recomendados:

  • Procure colocar gelo na região após uma série de exercícios.
  • Se puder, evite as escadas.
  • Evite manter os joelhos flexionados mais de 90° durante muito tempo.
  • Não fique muito tempo com as pernas cruzadas.
  • Não sente em cima das pernas com os joelhos hiperflexionados.
  • Deitado, não deixe o peso do corpo exercer pressão sob a patela. Use um travesseiro para manter os joelhos levemente separados.

 

 

Fonte: Zero Hora