Filhos

Entenda quais sinais podem indicar puberdade precoce nas crianças e aprenda o que fazer

Por Redação Doutíssima 14/04/2014

puberdade precoce

A puberdade é a fase em que meninos e meninas deixam de ser crianças e começam a ganhar características de adultos. Para alguns, no entanto, essa fase começa mais cedo – a puberdade precoce acontece quando a criança se desenvolve antes dos 8 ou 9 anos, como explicou a pediatra Ana Escobar no Bem Estar desta terça-feira (11).

 

A puberdade precoce

Normalmente, os primeiros sinais de puberdade, como crescimento das mamas e pelos genitais, costumam aparecer a partir dos 9 anos de idade. Se esses sintomas começarem a ocorrer antes disso, é preciso ficar atento, como alertou a médica, já que isso pode afetar o desenvolvimento da criança.

No caso da Jenifer, de 8 anos, por exemplo, os sinais já apareceram – ela é muito mais alta que as amigas e tem o corpo muito desenvolvido, o que preocupa a mãe, a dona de casa Luciana de Jesus da Silva Proença,como mostrou a reportagem da Natália Ariede. Além disso, os pelos já começaram a crescer e a engrossar e um exame mostrou que a idade óssea de Jenifer é de 11 a 12 anos, o que significa que ela já pode menstruar a qualquer momento.

De acordo com o ginecologista Aarão Mendes Pinto Neto, se a puberdade precoce trouxer prejuízos psicológicos para a menina e oferecer riscos para seu crescimento, pode ser adotado o tratamento com bloqueio hormonal. Para a mãe do Cristian Prodanof, de 13 anos, mostrado na reportagem da Daiana Garbin, por exemplo, o crescimento acelerado do filho é um problema até mesmo para encontrar roupas. Apesar da altura, o menino ainda tem pensamentos de criança, como explicou a mãe na reportagem.

Nas meninas, a puberdade pode trazer também a menarca, a primeira menstruação – com ela vêm também alguns desconfortos, como a cólica. Segundo o ginecologista Aarão Mendes Pinto, é comum ter um pouco de cólica e ela pode até ser um bom sinal, já que significa que houve ovulação. Não sentir nada também é normal, mas em caso de dor intensa, é preciso investigar. O médico explica ainda que não há comprovação de que meninas que tiveram a primeira menstruação cedo terão menopausa precoce. Geralmente, a menopausa acontece por volta dos 50 anos, como alertou o ginecologista.

Nessa fase, a mulher também pode sentir desconfortos, como o calor excessivo, como mostrou a reportagem da série ‘Prova de fogo’. Essas ondas de calor acontecem por causa da redução do estrogênio e começam por volta dos 45 anos, desaparecendo espontaneamente na maioria das vezes. Segundo os médicos, é preciso entender que esse é um processo normal e a mulher não deve se envergonhar.

No entanto, existem casos em que esse desconforto vem em uma intensidade acima do normal – nessa situação, é importante procurar um médico para avaliar a frequência e a intensidade. De maneira geral, porém, existem algumas medidas para refrescar, como os borrifadores de água, lenços umedecidos, água termal, leque e camisetas com tecidos leves, como a seda, por exemplo.

 

Dr. Mariano Tamura explica sobre a puberdade precoce

 

Saiba mais:

Saiba mais sobre a puberdade precoce

Estudo aponta que obesidade nas meninas provoca puberdade precoce

Como acontece a puberdade precoce

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Saiba as consequências de dormir tarde na adolescência

Livro de atriz americana reacende polêmica sobre pelos pubianos

Adolescência: até quando?