Filhos

Respiração do bebê durante o sono: o que é e ou que não é normal

Por Redação Doutíssima 22/10/2013

bebê-dormindo1

Muitos papais e mamães de primeira viagem – ou não! – ficam um pouco apreensivos quando o bebê dorme e as dúvidas começam a aparecer. Sabendo disso, o Doutíssima foi atrás de algumas dicas sobre o sono do bebê para tranquilizar os pais. Confira!

 

Quantas vezes tenho que ir verificar a respiração do meu bebê durante a noite?

Muitos pais jovens, especialmente aqueles que se tornam pais pela primeira vez, se sentem compelidos a ir com freqüência monitorar a respiração de seu bebê durante a noite. Você pode ir dar uma olhada em seu filho tão frequentemente quanto você desejar, pois o importante é que você esteja tranquilo e se sinta seguro sobre o bem-estar do seu bebê.

Se você não consegue evitar de ir várias vezes durante a noite ver se está tudo bem com o seu bebê, não se preocupe: você é perfeitamente normal! Mas privar-se de dormir e acordar o bebê constantemente só vai fazer com que todos vocês fiquem muito cansados. Por isso é importante saber que as crianças têm várias fases de sono: profundo e imóvel, às vezes mais inquieto. Em outros momentos, o seu bebé pode fazer barulhos durante o sono ou até mesmo roncar. Com o tempo, você vai ficar mais confortável com o sono do seu bebê. Quando ele for crescendo, você vai se dar conta de que você tem menos necessidade de ver o que está acontecendo no quarto dele.

 

Qual é a respiração normal de um bebê durante a noite ?

Os recém-nascidos fazem o que é chamado de respiração periódica, que consiste em uma respiração rápida e profunda, em seguida, mais lenta e superficial. Eles podem até mesmo fazer pausas de 5 segundos (e às vezes ainda mais longas) e, então, voltarem a respirar mais profundamente. Esta ação é normal, a respiração vai mudar durante os primeiros meses da vida do bebê até chegar a uma freqüência respiratória mais madura, com um suspiro ocasional.

 

Você quer ter a certeza de que a respiração do bebê está normal? Conheça 3 maneiras rápidas e simples para fazer isso:

Ouça. Coloque o ouvido próximo à boca e ao nariz do bebê e ouça o som da sua respiração.
Olhe. Incline-se ou ajoelhe-se para que o peito de seu filho esteja ao nível dos seus olhos. Observe seu corpinho subir e descer ao ritmo da sua respiração.
Sinta. Coloque o seu rosto perto da boca e do nariz de seu filho e sinta a respiração dele contra a sua pele.