Filhos

Cuide do sono do seu filho: veja como escolher o berço para bebê

Por Redação Doutíssima 04/07/2014

Os cuidados com o sono do seu filho são extremamente importantes e começam a partir da escolha dos móveis, sendo o principal deles o berço para bebê. Surgem, neste momento, algumas dúvidas sobre qual modelo oferece mais vantagens, se existem normas de segurança e também versões desmontáveis para viagem.

berço2

Antes de planejar a decoração do quarto do bebê, pense na segurança e no conforto do pequeno. Foto: Shutterstock.

 

Cuidados com o berço para bebê

 

Além da escolha pelo modelo, há cuidados também quanto ao uso do berço para bebê. Por exemplo, se recomenda não posicionar o móvel perto da janela, pois a criança pode tentar pular. O ideal é colocá-lo em um local de fácil acesso e que não atrapalhe a passagem, como ao lado da poltrona de amamentação.

 

Para facilitar a etapa da compra, confira aspectos importantes sobre o berço para bebê, para que você tenha informações suficientes para realizar uma aquisição adequada. É importante verificar o tipo de material e a qualidade do acabamento.

 

1. Como escolher bem o berço para bebê

 

Existem vários critérios a se considerar sobre o berço para bebê. Um deles corresponde ao tamanho do móvel, sendo o mais comum o padrão americano (1,30 m de comprimento por 70 cm de largura). Essa medida se refere apenas à parte interna do berço, servindo de referência para o colchão. Com a grade ou outros acessórios, o móvel pode ultrapassar 1,50 m por 80 cm.

 

É importante considerar casos em que há pouco espaço disponível no quarto para o berço para bebê, sendo recomendados berços com medidas específicas e cujas peças são feitas sob medida.

 

Opções não faltam: muitos berços possuem acessórios acoplados, como cômoda, trocador, gaveteiro e armário. Já outros viram minicama ou são desmontáveis para viagem. Tem até berço para bebê com sistema antirrefluxo e com diferentes níveis de estrado e grades móveis.

 

berço1

Verifique se o berço tem o selo do Inmetro

2. Selo de qualidade do berço para bebê

O berço para bebê não passa obrigatoriamente pelo controle do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). É preciso ficar atento aos detalhes de segurança, pois algumas empresas descumprem com as normas após obterem o certificado de acordo com as normas brasileiras.

 

Para saber se o modelo de berço para bebê escolhido é confiável, especialistas sugerem verificar na embalagem se o fabricante disponibiliza telefone de atendimento e endereço. Outra dica é checar se a peça vem com manual de instalação com versão em português e instruções básicas de como montá-la.

 

berço-para-bebe

Cuidados com a segurança são importantes para a escolha do berço para bebê. Foto: Shutterstock

 

3. Critérios de segurança do berço para bebê

 

Algumas medidas são extremamente importantes com relação ao berço para bebê. A grade lateral deve ter um espaçamento de, no máximo, 6,5 cm. Isso evita que o bebê coloque a cabeça no vão. O Inmetro indica ainda que, entre o estrado e as laterais do berço, a distância não ultrapasse 2,5 cm. Já a altura entre o estrado e a lateral do berço deverá ter, no mínimo, 60 centímetros.

 

É preciso ter cuidado com berços que contenham braçadeiras ou suportes, nos quais a criança pode prender a roupa e se machucar. Partes destacáveis ou pontiagudas, como as quinas do berço, devem ser evitadas. Prefira os modelos com quinas arredondadas. Se o berço tiver rodinhas, torna-se obrigatório um sistema de travamento em duas delas, pelo menos, para garantir estabilidade.

 

Berço X cama

Segundo especialista, não há uma idade ideal para retirar o bebê do berço. Existem crianças que ficam dormindo até os três de idade no berço, e outras que já no primeiro aninho de vida passam para a cama com grades laterias.

 

A dica de alguns pediatras é colocar a criança na cama só depois que ela passa a dormir durante toda a noite. Para não correr o risco que ela fique andando pela casa durante a madrugada. Em relação aos berços desmontáveis para viagem, vale ficar atento à indicação impressa na embalagem. No geral, eles não são recomendados para maiores de 17 quilos.

 

Acidentes com berços para bebê

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 91% de mortes por sufocamento ou estrangulamento acidental na cama ocorrem com menores de 1 anos. Nos Estados Unidos, acidentes com berços de grade regulável mataram 32 crianças e deixaram centenas feridas. Esses casos foram contabilizados desde do ano 2000, segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo.

 

 

Confira no vídeo abaixo algumas dicas do Inmetro para não errar na hora de escolher o berço para o seu pequeno. Confira:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!