Saúde Mental

Descubra os 4 erros frequentes em um relacionamento e pare de errar!

Por Redação Doutíssima 09/06/2014

É bem verdade que cada relacionamento, seja namoro ou casamento, funciona de maneira diferente. Cada casal tem sua história e sua maneira de conviver. Contudo, existem erros frequentes à todo tipo de casal que acabam por minar a relação entre eles. Se você estiver passando por uma crise de relacionamento, talvez é porque você precise mudar esses quatro erros frequentes que as pessoas cometem na vida à dois.

erros frequentes

 

Os 4 erros frequentes nos relacionamentos que você precisa mudar!

 

1. Um dos maiores e piores erros frequentes dos relacionamentos é quando não há confiança no parceiro e surge o instinto de vigiar e tentar controlar a pessoa. Você percebe pois seu parceiro demonstra essa desconfiança agindo, muitas vezes, de maneira fria após uma situação que julgue suspeita. De repente, essa insegurança é aberta e já até passou dos limites. Ou mesmo, pode ser que você seja o inseguro da relação. Se você identificou esse erros frequentes na sua relação, precisa mudar de uma vez de comportamento. Se é você a pessoa desconfiada, pare de tentar controlar seu parceiro. Evite observá-lo em tudo o que faz. Tente ser um pouco mais autoconfiante, afinal se ele está com você é porque quer e gosta de você. Caso não consiga tomar essas atitudes sozinha, converse com seu parceiro e diga que precisa da ajuda dele para se sentir mais segura. A desconfiança afasta a pessoa pois ninguém gosta de se sentir desacreditado e a pessoa acaba se afastando de quem não confia e acredita nela. Se é seu parceiro que atua com muita desconfiança, converse e tente mostrar que não há motivos para se sentir assim. Tente dar uma base de confiança para ele, sendo aberta e evitando mal entendidos sobre sua rotina e sobre as pessoas com quem se relaciona.

 

2. Outros erros frequentes que cometemos nos relacionamentos é quando tiramos conclusões precipitadas e julgamos nosso parceiro sem levar sua opinião ou ponto de vista em consideração. Se seu companheiro está calado, você acha que está acontecendo alguma coisa. Se ele volta do trabalho falante e muito feliz, você já imagina outra coisa. Se ele faz qualquer coisa fora de costume, você já tira suas conclusões sem perguntá-lo. Isso não é bom! Mude esse comportamento. Abra o diálogo e não tente interpretar os fatos ou as meias palavras. Jogo aberto e limpo nos relacionamentos é a chave para que dê certo.

 

erros frequentes3. Focar nos defeitos da outra pessoa é o terceiro dos erros frequentes que cometemos nos relacionamentos. Se seus olhos só veem o lado ruim do seu parceiro, não tem como a relação funcionar. Mude isso. Preste mais atenção nas características positivas da pessoa. Faça um exercícios simples: cada vez que você pensar num defeito, na mesma hora tente listar duas qualidades da pessoa.

 

4. Um dos erros frequentes principalmente às mulheres, mas que pode ocorrer também aos homens é dar uma de “super sincero” quando os nervos estão falando mais alto. É preciso aprender a medir as palavras, acalmar os ânimos e não falar tudo o que vem à cabeça quando estamos de mau humor ou super estressados. O resultado é sempre ruim: magoamos as pessoas e nos arrependemos por dizer coisas que muitas vezes não pensamos exatamente da maneira que falamos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

3 Truques para ter um relacionamento melhor

Como melhorar um relacionamento que está tendo muitas brigas

Chega de brigas! Aprenda a evitar discutir com seu parceiro

Dividir suas metas com quem você ama melhora o relacionamento

10 formas surpreendentes de declarar o seu amor

Quando é a hora de apresentar o(a) namorado(a) à família?

5 Dicas para uma surpresa romântica para seu parceiro