Fertilidade

Doação de esperma ajuda outros casais a realizarem sonho da maternidade

Por Redação Doutíssima 18/07/2014

Muitas pessoas consideram engravidar um ato fácil e que depende apenas da vontade de um casal. No entanto, não é tão simples quanto parece. A infertilidade é um problema que assola aproximadamente 15% dos casais em idade fértil que buscam a geração de um filho. Destes, 40% se dão devido a problemas masculinos, o que faz com que muitas pessoas optem pela doação de esperma para realizar o sonho de ter um filho.

Quem recorre à doação de esperma

Porém, não são apenas casais que recorrem à doação de esperma para poder gerar um filho. Atualmente é comum que mulheres procurem bancos de sêmen para realizar o sonho de ser mãe, independentemente de ter um parceiro para isso, assim como casais homoafetivos também buscam o recurso para realizar o sonho de ter uma criança.

doacao-de-esperma

Doação de esperma é o ato de destinar espermatozoides para um banco de sêmen. Foto: Shutterstock

Como funciona a doação de esperma

A doação de esperma consiste no ato de doação de espermatozoides a um banco de sêmen. Esses espermatozoides serão utilizados para fecundar o óvulo de outro casal ou mulher em busca de um filho.

No Brasil, a identidade do doador é protegida por lei e os pais da criança são considerados aqueles que optaram pelo recurso da doação de esperma. Geralmente, a escolha do perfil do espermatozoide a ser utilizado é feita mediante a análise de características do doador, para que haja semelhança física com a futura família.

No caso da mulher que for realizar a fertilização in vitro, é preciso recorrer a uma técnica de indução de ovulação para aumentar o sucesso do processo. Essa superestimulação pode gerar um inchaço maior durante a gestão, aumentando as chances de trombose.

Porém, na maioria dos casos é utilizada a dosagem hormonal mínima, reduzindo, assim, quaisquer riscos. Para o homem, o processo de doação de esperma é tranquilo, uma vez que o mesmo ocorre por meio da masturbação.

Doação de esperma é sigilosa

A doação de esperma ocorre de forma espontânea e sigilosa. Por ser espontânea, não há nenhuma remuneração para os doadores. Os interessados em participar devem procurar bancos de esperma geralmente localizados em clínicas de fertilização.

É importante entender ainda que qualquer candidato a doador passa por uma triagem de exclusão de qualquer problema genético e, apenas após a liberação médico, é que o esperma pode ser doado.

Efetividade da fertilização

É estimado que as chances de efetividade na técnica da fertilização in vitro é de aproximadamente 50% de gravidez na primeira tentativa, em caso do procedimento ser feito até os 35 anos.

Após isso, as chances de efetividade vão decaindo com o tempo, até chegar em aproximadamente 10% aos 45 anos. Em casos de opção pela inseminação artificial, esses números caem para 35% em mulheres até 35 anos, 20% aos 40 anos e podem chegar a praticamente 0% aos 45 anos.

Por isso, a doação de esperma se torna um ato nobre por parte de quem abre mão de sua identidade em prol de auxiliar casais com problemas para realizar o sonho da maternidade, os quais, sem os recursos atuais apresentados pela ciência não teriam como dar continuidade a essa vontade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!