Clínica Geral

Como funciona o banco de esperma

Por Redação Doutíssima 04/03/2014

É natural ter a ideia de que banco de esperma

O banco de esperma é um entre todos os métodos de fertilização que ajudam na geração de novas vidas.Mas você sabe como funciona o banco de esperma?

Entenda o funcionamento do banco de esperma:

O câncer por exemplo, que o individuo terá que passar por um tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pode vir a deixar o paciente estéreo. Hoje sabendo disso, o indivíduo, que não quiser esperar para recorrer a tratamentos reprodutivos posteriores pode recorrer ao banco de esperma.

O banco de esperma serve para os pacientes que querem preservar seus próprios espermatozoides após receberem algum diagnóstico, que possam leva-los a ficar estéreis, explicam especialistas.

Entre os casos comuns que levam pacientes a procurar pelo banco de esperma estão o câncer, homens que apresentam quadro de azoospermia (ausência de espermatozoide na ejaculação), vasectomia, HIV, casais onde somente um dos dois é portador do vírus é possível através do banco de esperma a geração de filhos sem contaminar o feto.banco de esperma

Acolheita para o banco de esperma é feita em hospitais e clínicas especializadas, em São Paulo a colheita pode ser feita no Hospital Israelita Albert Einstein e na clínica de reprodução assistida Fertility – Centro de Fertilização Assistida. A colheita é feita em ambiente laboratorial e por meio de masturbação. Os bancos de sêmen desses locais também oferecem a possibilidade de fertilização in vitro, para casais inférteis.

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 40 anos e ser totalmente saudável, sendo necessário fazer diversos exames que comprovem a situação da sua saúde.A seleção que diz quem pode ou não ser um doador é extremamente rígida.Mas apensar da rigidez na seleção para entrar na fila de doação de esperma é necessário apenas que o paciente tenha interesse em ser doador.

Uma característica do banco de esperma é que quando um casal opta por esse meio de fertilização, o sigilo do doador é garantido, por lei foi determinado que a doação de gametas seja feita anonimamente.

Pesquisas feitas com base na fertilização por meio do banco de esperma mostram que mulheres até 35 anos tem 50% de chances de engravidar com esse método usando a fertilização in vitro, sendo que com o passar dos anos ao chegar aos 45 essas chances diminuem para 10%. Já no caso da inseminação artificial mulheres com até 35 anos tem 35% de chances e essa porcentagem diminui para 20% para as mulher com mais de 45 anos.

 

 

Saiba mais:

Verdades sobre a pílula e a fertilidade feminina

Aprenda como o esperma é produzido

Infertilidade conjugal: um problema mais que atual

3 maneiras de aumentar a fertilidade: como aumentar sua fertilidade

Bacon, pizza e doces diminuem a fertilidade masculina, diz pesquisa

Como se preparar para ser mãe

Como saber o período fértil de quem toma anticoncepcional?