Gestante

Depressão pós-parto afeta até 15% das novas mães. Entenda suas causas

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

É perfeitamente normal que, depois de dar à luz, as emoções femininas estejam mais intensas, tanto para o bem quanto para o mal. É comum, também, que você se sinta mais indisposta ou então um pouco cansada. Entretanto, se todas essas sensações durarem mais de duas semanas e você acha que não consegue suportá-las, é possível que você esteja sofrendo da chamada depressão pós-parto, que afeta aproximadamente 15% das novas mães.

Causas da depressão pós-parto

Você sabe quais são as causas da depressão pós-parto? Conheça abaixo um pouco mais sobre elas:

Hormônios

Os hormônios podem ser uma causa da depressão pós-parto, já que a gravidez é um período em que as alterações hormonais acontecem em abundância. Essas alterações podem afetar a parte do cérebro que controla as emoções e o estado de ânimo das pessoas, sobretudo no período depois do parto, quando o corpo busca equalizar os níveis hormonais. Nesse processo é possível que o estrogênio, por exemplo, que é um dos hormônios responsáveis pelo estado de ânimo, tenha seus níveis bem reduzidos.

depressao-pos-parto

Alterações hormonais durante a gravidez podem causar depressão pós-parto Foto: Shutterstock

Fatores Genéticos

O histórico familiar influencia. É importante que você consulte as mulheres mais próximas de sua família para saber sobre a tendência à depressão pós-parto. Isso inclui, também, outras espécies de depressão.

Alterações Físicas

A gravidez

é um período que gera diversas alterações físicas no corpo das mulheres, e disso todos sabem. É possível que após dar à luz, a mulher não se sinta conforme com essas alterações, não gostando mais de seu próprio retrato.

Mudanças no estilo de vida podem desencadear depressão pós-parto

Com um novo membro na família, é mais do que normal que algumas de suas rotinas sejam alteradas, mudando assim seu estilo de vida. Pois bem, essas mudanças, quando drásticas, afetam suas relações sociais e suas prioridades. E essa alteração pode ser difícil de aceitar nos primeiros dias, quando você está se ajustando e fica mais dentro de casa. Trata-se de uma das causas do problema, segundo os especialistas.

Cansaço

Os bebês não possuem um “relógio” tão regulado quanto o dos adultos. Eles dormem na hora que querem, sentem fome em horários inapropriados, e não raro acordam no meio da madrugada. Todas essas circunstâncias, principalmente se você é mãe de primeira viagem, podem gerar um cansaço acumulado que pode resultar nesse problema.

Ansiedade

Sobretudo se você está sendo mãe pela primeira vez, é perfeitamente normal ficar ansiosa para a chegada do bebê e criar as mais diversas expectativas. Além disso, exigimos ser a “melhor mãe”. Todas essas pressões ocasionam um quadro de pressão que pode desaguar nessa condição.

Problemas no relacionamento

Ainda que a gravidez tenha sido planejada, aumentar a família não é tão fácil quanto parece. Sobretudo nos primeiros anos de vida, o foco dos adultos muda: não é mais o parceiro ou a parceira, e sim o novo membro da casa. E, acredite você ou não, isso pode afetar a vida sexual do casal, além de gerar ciúmes no outro. O resultado de tudo isso pode ser a depressão pós-parto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!