Gestante

Conheça os benefícios da ginástica funcional para gestantes

Por Redação Fortíssima 05/01/2016

É durante a gravidez que grandes mudanças estruturais, hormonais e fisiológicas ocorrem na mulher. Mesmo ao carregar uma vida no útero, as futuras mamães podem manter a saúde e a forma. A ginástica funcional para gestantes, por exemplo, auxilia no controle postural, a fim de manter a estabilidade da coluna, mesmo com o ganho de peso, além de amenizar dores comuns na região.

Conheça os princípios da ginástica funcional, benefícios e cuidados especiais para mulheres em fase de gravidez.

ginástica funcional para gestantes-doutissima-shutterstock

Ginástica funcional para gestantes auxilia no controle postural. Foto: Shutterstock

Benefícios da ginástica funcional para gestantes

De acordo com o educador físico da redes de academias Fit Premium Gilmar Ravazoli, a ginástica funcional é basicamente a prática de exercícios com movimentos rotineiros, como agachamentos, levantamentos e atividades que focam nos membros inferiores e superiores.

“Na maior parte do tempo usamos o peso do próprio corpo, mas em algumas ocasiões usamos também acessórios como halteres, elástico, bosu, colchonetes, ou seja, equipamentos que tendem a aumentar a tensão do movimento, gerando resultados efetivos”, explica.

Para o profissional, o método funcional pouco muda para a gestante, exceto pelos cuidados com intensidade de pesos e exercícios. Segundo o educador físico, é preciso levar em conta as limitações gradativas ao passar de cada semana de gestação, observando os movimentos e evitando os que podem expor a mulher a alguma lesão.

Ravazoli destaca que os benefícios da ginástica são inúmeros, como o aumento da resistência cardiorrespiratória, desenvolvimento de tônus muscular, extensão da força e da flexibilidade. “Especialmente para as gestantes ela ajuda a fortalecer o corpo no decorrer dos meses de gravidez”, afirma.  

Restrições e cuidados

Na maioria das vezes, o treinamento funcional está associado ao uso de bases instáveis, que eventualmente geram desequilíbrio, exercícios de isometria – uso dos músculos do corpo em posição fixa – e outros movimentos que não são aconselhados para a realidade e necessidade da gestante.

As mudanças no centro de gravidade, tempo de reação e equilíbrio e instabilidade das articulações torna algumas atividades da ginástica funcional desaconselháveis para as gestantes. Mesmo que sejam adaptados, devem ser feitos com segurança e com o profissional próximo a aluna.

Todos os exercícios devem ser realizados em superfícies estáveis e regulares para garantir melhor controle da percepção corporal.

Além disso, devido às dores gestacionais na região da lombar, por exemplo, é necessário que o educador físico alterne atividades da gestante em pé e sentada, assim como a intensidade e amplitude dos movimentos para não sobrecarregar apenas uma parte do corpo.

Ravazoli ressalta que qualquer exercício físico requer cuidados e orientação de um profissional especializado. “É imprescindível fazer uma avaliação no início do treinamento para determinar os cuidados específicos de cada gestante e adaptar o treino de acordo com as necessidades”, lembra.

O educador destaca ainda que é importante lembrar que o treinamento de ginástica funcional deve ser feito com orientação a todo momento, uma vez que o professor consegue determinar as estratégias mais indicadas para atingir o resultado esperado, sem lesões e respeitando o limite de cada um.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!