Dica do Nutricionista

Você sabia que o hormônio da gravidez pode ajudar a emagrecer? Entenda como funciona a dieta HCG

Por Redação Doutíssima 11/06/2014

Quando o assunto é dieta, há sempre alguma dieta na moda fazendo sucesso no momento prometendo desaparecer com aqueles quilos extras em pouco tempo! Ultimamente, uma da dietas que todos comentam é a dieta HCG, que possui um método muito irônico para perder peso.

HCG

O que é HCG?

O  hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) produzido durante o período de gravidez através das células que compõem a placenta. O hormônio é encontrado no sangue aproximadamente 11 dias após a concepção ou pode ser encontrado na urina por volta de 12 a 14 dias após a concepção.

O HCG indica à região do cérebro que afeta o metabolismo para mobilizar reservas de gorduras. Durante a gravidez, isso ajuda a trazer nutrientes para a placenta, proporcionando energia ao feto para crescer.

Como funciona a dieta HCG?

A dieta HCG funciona da seguinte maneira: uma combinação de injeções diárias do hormônio acompanhada com uma dieta de apenas 500 calorias. Nestas condições, você pode perder cerca de 450g à 1,3kg por dia. A dieta dura em torno de 3 semanas e deve ser acompanhada por um profissional de saúde.

Nas duas primeiras injeções, ou seja, nos dois primeiros dias, você está liberada a comer excessivamente. Após a terceira injeção, você deve iniciar a dieta de 500 calorias por dia até 72 horas após a última injeção. Os alimentos proibidos na dieta HCG incluem: frutas com alta índice glicérico, açúcares, alimentos processados e amidos não são permitidos.

HCG

É importante lembrar que uma alimentação diária baseada em 500 calorias é uma alimentação completamente restritiva. 500 Calorias não são calorias suficientes para suportar a função normal do cérebro. Desta forma, seu corpo irá compensar a falta de calorias usando estoques de glicogênio, proteínas (músculo) e alguma gordura, o que diminui seu metabolismo de repouso.

Antes dos quilos sumirem realmente, você se tornará muito irritável, tonta e faminta que vai sentir vontade de devorar qualquer alimento que chegar em seu campo de visão. A perda do peso pela dieta HCG se dá provavelmente pela restrição calórica do que pelo uso do hormônio HCG.

Os possíveis colaterais pelo uso do HCG incluem: dor de cabeça, alterações de humor, depressão, coágulos de sangue, confusão e tontura. Algumas mulheres também podem desenvolver uma condição camada Síndrome de hiperestimulação ovariana – sintomas desta condição são dor pélvica, inchaço das mãos e pernas, dor de estômago, ganho de peso, falta de ar, diarréia, vômito, náusea e urinar em menor quantidade do que o normal.

 

Saiba mais:

Dieta vegetariana: conheça os vegetais que podem substituir a proteína da carne

Dieta líquida: saiba quais os riscos do regime à base de sopas e sucos

Entre celebridades: conheça os benefícios da Dieta Alcalina para a saúde

Simples e rápida: aprenda a fazer uma dieta para desintoxicar

Sistema imune: as dietas radicais, os carboidratos e sua saúde

Nutricionista: faço dieta, mas me libero para comer mais nos finais de semana, pode?

3 Receitas de cookies com baixas calorias