Primeiros Socorros

Erros no socorro podem agravar queimaduras. Veja como ajudar a vítima

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

Ao nos depararmos com uma situação em que uma pessoa sofre queimaduras, graves ou não, é normal que utilizemos o nosso instinto para auxiliar a vítima. No entanto, nem tudo aquilo que ouvimos ao longo da vida como sendo uma medida para auxiliar a vítima é mesmo uma verdade.

Desinformação no socorro a queimaduras

Infelizmente, a falta de informação a respeito do assunto faz com que muitas vezes prestemos socorro de forma errônea em casos de queimaduras. Para saber mais sobre o assunto, este artigo traz uma seleção de atitudes que você deve ou não tomar mediante uma vítima para, assim, oferecer o melhor socorro.

queimaduras

Todas as queimaduras devem ser tratadas por um médico e de forma urgente. Foto: Shutterstock

O que não fazer em casos de queimaduras

1. Nunca faça uso de produtos caseiros ditos popularmente como bons para a lesão causada por queimaduras. A aplicação de itens como sal, açúcar, pó de café, pasta de dentes, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro, ao invés de aliviar os sintomas, pode piorá-los.

Além disso, estes produtos podem complicar a lesão, criando nela algum tipo de infecção. O ideal é procurar um médico e a indicação de um medicamento adequado para a situação.

2. Não faça o uso da aplicação de gelo sobre a lesão. Geralmente, a sensação de gelado sobre queimaduras cria a falsa impressão de que a oposição de temperaturas trará alívio. Mas o que acontece é que, contrariamente a esse pensamento, há a constatação de que o gelo igualmente queima, agravando a região afetada.

3. Não faça uso de algodão nem gaze, não faça curativos em cima da queimadura. O abafamento provocado por esse tipo de ação geralmente agravam as lesões, já que elas precisam ficar arejadas.

4. Em caso de haver roupas grudadas na área queimada, sob hipótese alguma arranque o tecido que está grudado. A única coisa que se pode fazer é cortar o redor da região, deixando a remoção do tecido para um profissional da área da saúde.

5. É comum que as pessoas furem as bolhas criadas pelas queimaduras. Embora seja uma reação comum, ela também é errada.

O ato de remover a pele ou furar as bolhas deixa a região vulnerável para a entrada de bactérias na formação da nova pele. O mesmo vale para o fato de encostar no queimado, pois as mãos podem igualmente infectar a região que está mais sensível que as demais partes do corpo.

6. Se ocorrer de as roupas que você veste estarem em chamas, ou de alguém perto de você, a vítima não deve ser incentivada a correr. A corrida promove o contato com o oxigênio que funciona como combustível. A medida correta nesses casos é rolar no chão para apagar as chamas.

Procure auxílio médico

Nunca subestime uma queimadura. Não deixe de procurar recurso especializado quando for acometido por uma. Quanto mais rápido for o atendimento e o acompanhamento no tratamento adequado, mais fácil e rápida torna-se a recuperação.

Tenha em mente que todas as queimaduras devem ser tratadas por um médico e que aquelas que acometem face, genitália, pés e mãos, sempre são consideradas as mais graves e que esse quadro só pode ser alterado mediante análise profissional. Por isso, a procura por recurso deve ser imediata.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!