Guia dos Dentes > Remédios Caseiros

Saiba como tratar queimaduras bucais, muito comuns no inverno

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

As temperaturas mais baixas são um convite para saborear chás, sopas e outros alimentos quentes. Com isso, aumentam também no inverno os casos de queimaduras bucais. Saiba como tratar de forma simples e rápida uma queimadura bucal.

Quem nunca queimou a boca deve se sentir um privilegiado. Queimaduras bucais são comuns e costumam ocorrer quando você ingere alimentos ou bebidas muito quentes. Como resultado disso, aparecem feridas ou lesões na boca. O problema é que queimaduras bucais podem ser extremamente dolorosas e, como as feridas são geralmente muito sensíveis, são de difícil cicatrização.

Tratamento para queimaduras bucais

O bom é saber que há tratamento para queimaduras bucais, usando ingredientes que você provavelmente tem em casa dentro do freezer e outros remédios caseiros.

Um dos primeiros procedimentos a serem adotados e que você pode fazer quando sofrer queimaduras bucais é colocar em seguida algo frio sobre ela. O frio ajuda a reduzir o inchaço ao mesmo tempo em que age como calmante para a dor.

Ingerir bebidas muito quentes pode causar queimaduras bucais e provocar dor. Foto: Shutterstock

Ingerir bebidas muito quentes pode causar queimaduras bucais e provocar dor. Foto: Shutterstock

Se possível, coloque gelo em um copo ou mastigue um cubo. Também é alternativa comer alimentos frios, como o sorvete. Mantenha os alimentos frios na boca para tratar queimaduras bucais até que, como no caso de gelo, eles derretam por completo.

É importante que você tenha em mãos ou próximo de si um copo de água gelada para que possa tomar um gole, caso comece a sentir dor novamente. Evite comer alimentos quentes e picantes que podem agravar a condição das queimaduras bucais e opte por alimentos frios até a cura total da lesão.

Pomada contra queimaduras bucais

No caso mais graves de queimaduras bucais – quando comer alimentos frios não estiver ajudando muito – você deve tentar um tratamento para a lesão com o uso de uma pomada tópica com benzocaina, facilmente encontrada auxílio farmácias.

Embora este tratamento não dure muito tempo, cerca de uma hora, ele pode ajudá-lo a encontrar o alívio que deseja. Certifique-se de que a pomada é aprovada para uso dentro da boca antes de recorrer a ela. Sugerem-se marcas como a Ambesol ou Zilactin, que são seguras para a boca, incluindo casos de queimaduras bucais, além de serem eficazes para o alívio da dor.

Remédios contra queimaduras bucais

O uso de medicamentos, como Tylenol, Advil, Motrin, juntamente com ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudá-lo a encontrar alívio da dor nas queimaduras bucais.

Entretanto, lembre-se de sempre seguir as instruções médicas e nunca tomar remédios além do necessário. Ainda, se você tiver uma queimadura de boca com duração de mais de duas semanas, ou que seja persistentemente dolorosa, consulte um profissional para tratamento.

Mais dicas contra queimaduras bucais

Recomenda-se fazer um gargarejo com água salgada e fria para ajudar a diminuir a dor das queimaduras bucais. É um remédio caseiro e fácil de fazer: pegue 1 xícara de água fria com 1 colher de chá de sal e mexa até dissolver. Coloque a mistura em sua boca e faça gargarejos sobre uma pia por cerca de 30 segundos.

Caso seja possível, agite a mistura ao redor da boca, fazendo com que cubra a toda a língua. Não só o sal ajuda a aliviar a dor, como também pode ajudar a limpar as bolhas e promover a cicatrização mais rápida das queimaduras bucais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Hábitos prejudiciais para a saúde bucal

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Jogos: ensinar saúde bucal para crianças e adolescentes

Saúde bucal: 12% da população brasileira nunca foi ao dentista

Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais

Entendendo os exames laboratoriais: saiba o que é o colesterol total e quando ele é saudável