Quem nunca sofreu com azia? Todo mundo em algum momento da vida já teve momentos desconfortáveis com aquela sensação de queimação no estômago. Em cerca de 10% dos adultos, a azia se manifesta ao menos uma vez por semana. Porém, a azia na gravidez é algo muito mais frequente.
Estudos sugerem que mais de 50% das mulheres grávidas têm azia diariamente. Os sintomas podem começar a partir do terceiro mês de gravidez, mas a sua incidência é muito maior a partir do terceiro trimestre.
Mas como a azia na gravidez acontece?
A azia na gravidez aparece devido à progesterona – hormônio sexual feminino, cujos níveis aumentam durante a gestação – que torna mais lenta a digestão e também faz com que a esfíncter esofágica inferior, uma espécie de válvula muscular, que fica entre o esôfago e o estômago, relaxe, e assim há aumento do risco de refluxo ácido.
Outra razão é pela pressão causada pelo bebê no trato digestivo da mulher. No entanto, essa condição é reversível, porque os sintomas são resolvidos uma vez que o bebê nasce.
Como amenizar a azia na gravidez
– Evite alimentos condimentados, os picantes, o álcool, as bebidas com cafeína, o chocolate, a menta, e os alimentos cítricos. Uma dieta rica em gordura também pode contribuir para a azia na gravidez.
– Beber antes e após as refeições. Muito líquido misturado com a comida vai distender o estômago, agravando a sensação.
– Não se deite imediatamente depois de comer. É melhor esperar pelo menos 2 horas.
– Opte por refeições menores para não sobrecarregar o seu sistema digestivo. Faça seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes, e você vai sentir menos azia na gravidez.
– Evite roupas apertadas. Especialmente em torno do abdômen e cintura.
– Desacelere. Quando você come muito rápido, muitas vezes engole ar junto, o que pode formar bolsas de gás em sua barriga. Além disso, quando você come rápido acaba não mastigando cuidadosamente, o que faz com que seu estômago tenha que trabalhar mais para digerir o seu alimento.
– O mamão contém enzimas digestivas que acalmam o estômago. Além disso, o seu consumo é totalmente seguro durante a gravidez.
– A goma de mascar sem açúcar pode reduzir o excesso de ácido, já que com o aumento da saliva pode neutralizar o ácido no esôfago.
– Procure dormir com a cabeça elevada. Deite sua cabeça em um travesseiro a uma altura de pelo menos 15 centímetros do corpo. A gravidade fará com que os ácidos do estômago voltem para o seu fluxo normal.
– Mantenha o seu ganho de peso da gravidez gradual e moderado para minimizar a quantidade de pressão em seu trato digestivo.
Se mesmo com estas dicas os sintomas de azia na gravidez persistirem, converse com o seu médico. Ele pode buscar outras soluções e indicar um antiácido, que irá acabar com o problema. A gravidez é uma das fases mais lindas de toda a mulher. Não deixe que esta situação acabe tornando o momento um pesadelo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!