Especialidades

Conheça 10 alimentos que ajudam na digestão e prepare o seu cardápio

Por Redação Doutíssima 07/08/2014

Muitas vezes, exageramos na dose alimentar e isso traz aquela sensação desconfortável de estufamento. No entanto, é possível reduzir essa sensação, bem como regular o intestino e a formação de gases por meio da inserção no cardápio de alimentos que ajudam na digestão.

Monte um cardápio com alimentos que ajudam na digestão

As fibras, por exemplo são recomendadas por acelerar o funcionamento digestivo bem como aumentar a sensação de saciedade. Confira neste artigo uma relação de alimentos que ajudam na digestão e auxilie o seu organismo a trabalhar melhor.

alimentos-que-ajudam-na-digestão

Dupla mamão e abacaxi é opção para quem busca alimentos que ajudam na digestão. Foto: Shutterstock

10 alimentos que ajudam na digestão

Ameixa

Consumidas em uma média de duas por dia, possui um efeito laxante, importante na limpeza do organismo e melhora do trânsito intestinal – diretamente envolvido no processo de digestão.

Gengibre

Muitos desconhecem, mas essa raiz integra a lista dos alimentos que ajudam na digestão devido ao seu efeito anti-inflamatório, ideal no combate de problemas gástricos relacionados a digestão como por exemplo queimação, dor no estomago e náusea. E para consumir o gengibre, basta incorporá-lo na sua receita preferida.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões!

 

Mamão e abacaxi

Essa dupla é a queridinha de quem busca alimentos que ajudam na digestão. Suas enzimas são capazes de auxiliar até mesmo no processo de digestão de alimentos mais difíceis, como os ricos em proteínas. Por isso, se exagerou no churrasco do final de semana, mamão e abacaxi para evitar o desconforto da má digestão.

Banana

A banana é rica em amido o que contribui para o trânsito intestinal necessário no processo da digestão. Além disso, a fruta melhora o colesterol e o índice glicêmico, sendo uma unidade pequena o suficiente para a cota diária.

Azeite

Além de item quase indispensável no cardápio, o azeite inibe a formação excessiva de ácido gástrico, bem como estimular a produção de suco pancreático, auxiliando assim no processo digestivo. E o melhor: é super fácil de incorporar o azeite nos alimentos a serem ingeridos.

Chá digestivo

O consumo de chá entre 30 e 40 minutos após as refeições ajudam você a espantar a sensação de inchaço que o comer em excesso traz. Para isso, aposte nos chás de hortelã, alecrim, cidreira e camomila. Se preferir, pode incorporar sucos à receita.

Couve

Essa verdura é importante por ajudar o corpo na desintoxicação natural do aparelho digestivo, reduzindo os sintomas de indigestão. A recomendação nutricional é de que a couve seja consumida crua.

Brócolis

Outra opção vegetal eficiente no processo da digestão é o brócolis que possui uma combinação de substâncias que agem diretamente na desintoxicação do organismo.

Arroz

A versão integral desse carboidrato é rica em fibras insolúveis que atuam como laxante natural, regulando de forma natural o intestino, tornando-se assim uma boa alternativa de substituição do arroz branco para quem quer melhorar a sua digestão.

Cenoura

Além de fazer bem para a pele e para os olhos, a cenoura pode ser considerada entre os alimentos que ajudam na digestão versátil na sua utilização, a cenoura é rica em fibras que auxiliam nas funções gastrointestinais, e, além disso, melhora o sistema imunológico – importante para qualquer processo do nosso corpo – por conter vitamina C.

 

E se ainda ficou alguma dúvida, temos um espaço em nosso fórum para dúvidas e trocas de experiências em nutrição!