Guia do Câncer

Tratamento de câncer de próstata: descubra suas modalidades e seus riscos

Por Dr. Rui Farinha 12/08/2014

Atualmente estão disponíveis vários tipos de tratamento de câncer de próstata. 

tratamento de câncer de próstata

Foto: shutterstock

Descubra diversas formas de tratamento de câncer de próstata

Todas estas formas de tratamento de câncer de próstata têm de ser adaptadas ao tipo de câncer que essa pessoa tem. A idade, a avaliação clinica com um toque retal, a análise de um marcador tumoral especifico da próstata, chamado PSA, o grau de diferenciação das células tumorais (informação obtida na biópsia prostática e denominado grau de Gleason), a existência de doença maligna da próstata invasiva dos órgãos vizinhos (como por exemplo o recto ou a bexiga), ou que atinjam órgãos distantes como por exemplo os ossos, são factores que determinam o tipo(s) de tratamento(s) a utilizar.

Para um câncer limitado à próstata, numa pessoa que se espera que viva mais de dez anos, uma das melhores opções poderá ser uma cirurgia de remoção completa da próstata (Prostatectomia radical). Após este tipo de cirurgia, mantém-se seguimento numa consulta de Urologia, com determinações regulares do PSA. Após uma Prostatectomia radical o nível de PSA deverá descer para níveis vestigiais.

Outro tipo de tratamento de câncer de próstata disponível, e que tem sofrido grandes evoluções técnicas é a radioterapia. Esta modalidade de tratamento utiliza o efeito da radiação para destruir as células malignas, mas nem todas as pessoas com câncer da próstata têm indicação para este tipo de tratamento. Se a pessoa tiver um câncer de próstata localizado apenas neste órgão, mas não quiser ser operada, a radioterapia poderá ser utilizada. Para cânceres que já se disseminaram para os órgãos próximos da próstata, a radioterapia poderá ser complementada com um tratamento com fármacos, que bloqueiam o efeito da testosterona sobre o crescimento do câncer.

Confira as diversas formas de tratamento de câncer de próstata

Algumas pessoas poderão obter bons resultados se forem tratadas com um tipo de radioterapia chamada Braquiterapia. A Braquiterapia consiste na colocação de “sementes radioativas” dentro do câncer da próstata. Existem indicações muito precisas para este tipo de tratamento de câncer de próstata, com resultados de cura bastante elevados.

 

tratamento de câncer de próstata

Foto: shutterstock

Se informe sobre as mais diversas formas de tratamento de câncer de próstata

A utilização de radiação para tratar um câncer da próstata não é isenta de riscos. Apesar de raras, as complicações deste tipo de tratamento de câncer de próstata podem surgir e algumas delas são difíceis de tratar. Algumas dessas complicações poderão ser: inflamação da bexiga (cistite), perda de sangue na urina (hematúria), perda involuntária de urina (incontinência urinária), diarreia crônica, inflamação do intestino (proctite) e episódios de obstrução do intestino. A disfunção erétil também pode surgir com a complicação da radioterapia. Normalmente esta disfunção não surge imediatamente após o tratamento, podendo surgir mais tardiamente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!