Estética

Criolipólise: entenda a técnica de congelamento da gordura corporal

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

A criolipólise é uma técnica que visa o uso de baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada por meio do congelamento da gordura corporal. O aparelho é colocado na superfície da pele, fazendo as células de gordura serem congeladas a temperaturas negativas para serem destruídas.

Uma vez congeladas, essas células se rompem e o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente. Chamado de “a nova lipoaspiração”, o congelamento da gordura corporal por meio da criolipólise faz sucesso justamente por ser um procedimento não cirúrgico.

congelamento-da-gordura-corporal

Congelamento da gordura corporal não necessita de cirurgia para ser realizado. Foto: Shutterstock

Congelamento da gordura corporal em diversas partes do corpo

A criolipólise é feita com a ajuda de um aparelho específico capaz de adaptar-se perfeitamente a diversas partes do corpo.  Além disso, o aparelho realiza um poderoso vácuo que promove a sucção da pele e da porção de gordura localizada. O resfriamento controlado age danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próxima.

No momento da execução da criolipólise, é possível que haja dor na sucção via aparelho. No entanto, após o congelamento da gordura corporal a região fica anestesiada. Os hematomas não são frequentes e há a possibilidade de haver um desconforto na retirada do aplicador.

O congelamento da gordura corporal em uma região de vinte centímetros quadrados leva aproximadamente uma hora. No entanto, a criolipólise pode ser feita em mais de uma região do corpo no mesmo dia sem que haja riscos ao paciente.

Resultados do congelamento da gordura corporal

De acordo com dermatologistas especializados, a criolipólise pode trazer resultados em aproximadamente duas sessões. A partir do décimo dia, a quebra de gordura já pode ser visível, mas o efeito máximo acontece de dois a três meses após a sessão. Mas há casos em que são necessárias mais sessões de congelamento da gordura corporal.

Ainda que variável de pessoa para pessoa, estudos já apontam que pode ocorrer uma redução de cerca de 25% da gordura localizada na região tratada em uma única sessão. Caso a gordura removida na primeira sessão não tenha sido suficiente, uma segunda sessão pode ser feita cerca de dois meses após a primeira no mesmo local.

Além disso, é importante entender que não há uma manutenção por meio de outras sessões. Os profissionais da área frisam a importância de hábitos saudáveis como dieta balanceada e pratica de atividade física no processo de manutenção da boa forma.

No entanto, nem só de benefícios é feito o processo de congelamento da gordura corporal. Antes do início do procedimento é necessária uma avaliação detalhada feita por um profissional. A criolipólise é contraindicada para pessoas com sensibilidade ao frio – como quem tem urticária, por exemplo –, com hérnias no local da aplicação, infecções na pele, para gestantes e para quem passou por cirurgia recentemente.

Para quem pretende emagrecer, vale lembrar que o método combate a gordura localizada e não o excesso de peso, pois não atinge gordura em todas as áreas do corpo ou mesmo a visceral, gordura que se deposita entre os órgãos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!