Clínica Geral > Tabagismo

Tabagismo: conheça as substâncias do cigarro que são nocivas para a saúde

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

Cigarros, charutos e cachimbos de tabaco são feitos de folhas de tabaco secas, bem como outros ingredientes adicionados para o sabor e tornar o fumo mais agradável. A fumaça desses produtos é uma mistura complexa de substâncias químicas produzidas pela queima de tabaco e seus aditivos. A fumaça é composta por mais de 7.000 substâncias químicas, incluindo mais de 60 substâncias conhecidas por causar câncer.

substâncias do cigarro

Algumas das substâncias do cigarro causam doenças cardíacas e pulmonares, também, e todas elas podem ser mortais. Você pode se surpreender ao conhecer algumas das substâncias do cigarro e começar a pensar diferente sobre o hábito de fumar.

Substâncias do cigarro

 

Nicotina

A nicotina é a grande responsável pela sensação imediata quase de prazer ao fumar, estimulando a instalação da dependência. Quanto mais rápido uma substância psicoativa, como a nicotina, chega ao cérebro, maior a sua capacidade de criar uma dependência. Uma das substâncias do cigarro mais famosas,a nicotina, consegue fazer isso em apenas 10 segundos, realiza o percurso de ser inalada, absorvida pelo pulmão, passar pela corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando a dopamina, substância que proporciona sensação de prazer. Tamanha rapidez só pode ser comparada com a cocaína.

A nicotina é responsável pelo aumento de ritmo cardíaco, derrame cerebral, angina, elevação dos níveis ruim do colesterol (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, bronquite crônica entre outras doenças.

Amônia

A “tecnologia da amônia” foi desenvolvida pela indústria do tabaco quando observaram que a quantidade de nicotina dos cigarros não era liberada durante a queima do cigarro. A amônia é um produto utilizado na limpeza doméstica, é corrosiva para nariz e olhos. Junto ao tabaco, ela ajuda na vaporização acelerada da nicotina durante a queima do cigarro e no seu depósito pulmonar. Tudo isso para acelerar mais ainda a chegada da nicotina ao cérebro.

Quando ela é depositada no pulmão, ela pode agravar o enfisema e a bronquite crônica do fumante.

 

substâncias do cigarro

Acetato de chumbo

Outra das substâncias do cigarro, o acetado de chumbo, também está presente na fórmula das tinturas para cabelo, com potencial cumulativo no corpo humano. Pode causar o desenvolvimento de câncer de pulmão e rim. Ao se depositar nos pulmões, ele causa a perda da capacidade de ventilação do órgão, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão. A substância pode provocar anorexia e dor de cabeça e ela permanece no corpo entre 10 e 30 anos.

Terebentina

Das substâncias do cigarro mais tóxicas , encontra-se a terebentina, obtida a partir da extração de resinas de pinheiros. Utilizado também em diluentes de tintas a óleo, utilizado também para a limpeza de pincéis. A terebentina, ao ser inalada, provoca irritação nos olhos, desmaios e lesões no sistema nervoso.

Cetonas

Cetonas, pode te soar familiar. Conhecido entre as mulheres como removedor de esmaltes, ele está presente na fumaça do cigarro. A inalação em pequenas porções irrita a garganta, provoca tonturas e dores de cabeça. Ao inalar em grandes quantidades pode levar à morte.

 

Quais as chances de morrer por causa do cigarro?

Cerca de metade das pessoas que mantêm o tabagismo vão morrer por causa disso. Nos Estados Unidos, o tabaco causa quase 1 em cada 5 mortes, ou cerca de 443 mil mortes prematuras a cada ano. O tabagismo é a causa mais evitável de morte em nossa sociedade.

Em uma escala maior, o tabaco provoca 6 milhões de mortes prematuras em todo o mundo a cada ano. Até 203, está previsto que este número aumente para 8 milhões se as tendências atuais continuarem a estimular o hábito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

O uso de cigarro eletrônico pode estar impulsionando a luta contra o tabagismo

Saiba mais sobre os cigarros eletrônicos, super em alta na França

ONU quer eliminar propaganda de cigarros

Cigarro te deixa feio: Atenção aos perigos do tabaco para o seu corpo

Tabagismo: mesmo com câncer, paciente não para de fumar

Doenças causadas pelo tabagismo estão entre as que mais matam no mundo

10 dicas importantes para parar de fumar