Cirurgia Plástica

Conheça os tipos de lipoaspiração e escolha o seu preferido

Por Redação Doutíssima 29/08/2014

A lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais procuradas, principalmente pelas mulheres. Consiste na aspiração da gordura por meio de cânulas, podendo ser realizada em diversas partes do corpo que haja gordura localizada. Os tipos de lipoaspiração podem ser classificados em pequeno, médio e grande, variando com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo onde é realizada.

tipos-de-lipoaspiração

Escolher um entre os tipos de lipoaspiração existentes ajuda a deixar o corpo como desejamos. Foto: Shutterstock

Durante a lipoaspiração é infiltrada uma solução chamada de Klein, composta por soro fisiológico e adrenalina, que serve para diminuir as chances de sangramento e trauma cirúrgico. Depois disto, as cânulas são introduzidas na pele, chegando até o tecido adiposo e, por meio de um sistema de vácuo, aspiram a gordura localizada.

O procedimento pode ser feito com anestesia geral, peridural ou local, dependendo do caso clínico do paciente. Vale lembrar que qualquer cirurgia deste tipo só pode ser realizado por um cirurgião plástico.

Tipos de lipoaspiração em cada parte do corpo

Como havíamos comentado, existem diversos tipos de lipoaspiração, podendo ser realizados em parte do corpo como abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços e submento (papada). É possível fazer a lipoaspiração em várias partes do corpo no mesmo procedimento. Porém, especialistas alertam que o tempo da cirurgia não pode ser muito longo.

Entre os tipos de lipoaspiração existentes, a região dorsal, logo acima das nádegas é que apresenta melhores resultados. Vale lembrar que todo e qualquer tipo de lipoaspiração é contra indicado a pessoas com problemas de saúde como hipertensão, diabetes e obesidade.

Recuperação para os tipos de lipoaspiração

Qualquer um dos tipos de lipoaspiração necessita de 24 horas de internação em uma clínica especializada. Com o avanço da tecnologia, a recuperação é muito rápida, pois existem poucos pontos cirúrgicos.

Se tudo ocorrer bem, o paciente pode voltar ao trabalho após uma semana. Porém alguns cuidados devem ser tomados, como: não ter muito esforço físico e uso de analgésicos e antibióticos receitados pelo médico, além do uso indispensável da cinta modeladora por um mês.

A cinta ajuda a diminuir o inchaço e o paciente deve utilizá-la o dia todo, tirando apenas para tomar banho. O retorno às atividades físicas pode ser feito de 20 a 30 dias após a cirurgia, mas de maneira leve e com o acompanhamento de um educador físico e do médico cirurgião.

Durante os primeiros meses, o paciente ainda fica muito inchado, podendo notar o resultado final somente após seis meses. Dificilmente o local onde foi realizada a lipoaspiração voltará a ter depósito de gordura.

Cuidados antes da lipoaspiração

Confirme se o médico com quem irá fazer a cirurgia tem o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disto, ele deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Qualquer dos tipos de lipoaspiração deve ser realizado em hospitais com capacidade para realizar cirurgias de médio a grande porte.

Procure a indicação de um conhecido sobre o médico. Lembrando que a lipoaspiração é uma cirurgia como outra qualquer, por isso, pode apresentar riscos como sangramento, infecção, trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e óbito.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!