Cirurgia Plástica

Pensando em uma redução de mama? Conheça as técnicas utilizadas

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

Enquanto muitas mulheres buscam o implante de mamas para aumentar a sua autoestima e o tamanho dos seios, o contrário também acontece: seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde.

 

O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa, o que torna a redução de mama uma opção. Este procedimento também é uma opção quando o tamanho dos seios causa desconforto e dor.

redução-de-mama

Reduzir tamanho dos seios pode ajudar muitas mulheres. Foto: Tomas Hlavacek/Shutterstock.com

Quando fazer a redução de mama?

 

Mas, afinal de contas, quando é recomendada a cirurgia de redução de mama? Uma mulher pode recorrer a este tipo de situação caso esteja incomodada pela sensação de desconforto e dor que os seios muito grandes podem causar. Além disso, é necessário estar em plenas condições saudáveis e não ser fumante.

 

Muitas mulheres, antes de recorrerem ao procedimento médico, apresentam dúvidas de como o mesmo acontece. A cirurgia de redução de mama de forma geral é realizada por meio de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele.

 

Há também alguns casos de cirurgia de redução de mama em que o excesso de gordura pode ser removido por meio de lipoaspiração. A técnica a ser utilizada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada pelo médico responsável pela cirurgia. Esse profissional levará em conta suas particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada bem como suas preferências pessoais.

 

O primeiro passo do procedimento cirúrgico consiste na anestesia. Nela, medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você. Feita a anestesia, é chegada a hora da incisão.

 

Entre as opções de incisão, podemos salientar o padrão circular em torno da aréola, em que as linhas de incisão que permanecem são visíveis, e as cicatrizes, permanentes – no entanto, geralmente ficam bem escondidas sob maiô ou sutiã.

 

Também pode ser utilizado o padrão de fechadura ou forma de raquete, em que é feita uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama. Ainda é utilizado o padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.

 

Redução de mama molda ao seio

 

Após a incisão ser feita, o mamilo é reposicionado. A aréola é reduzida e o tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio.

 

Feito isso, as suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele.

 

As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo. Os resultados da cirurgia de redução de mama podem ser visto de forma imediata e com o passar do tempo melhoram em função da redução do inchaço.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!