[the_ad_group id="16401"]
Saúde Mental

Como evitar LER: corrija maus hábitos para se manter longe de lesões

Por Redação Doutíssima 23/09/2014

Com a modernização dos processos de vida atual, torna-se cada vez mais comum que pelo uso excessivo de computadores, ou pelo estado em uma mesma posição, surge a LER – Lesão por Esforço Repetitivo.

Essas lesões consistem nos problemas causados nos ossos, músculos, tendões e nervos por atividades que exijam constante repetição de um mesmo movimento e são praticadas por longo período de tempo. Por isso, é importante saber como evitar LER e não sofrer com as dores.

como-evitar-LER

Lesões típicas do uso de computadores podem ser evitadas. Foto: Shutterstock

Conheça os sintomas para saber como evitar LER

Entre os sintomas dessas lesões, é possível destacar as dores e limitações nos movimentos causados pelo desgaste e inflamações nesses tecidos. Atualmente considera-se a tendinite comum como uma das mais comuns formas de lesão.

Para saber como evitar LER, é preciso entender que apesar de ser causada por movimentos repetidos, alguns fatores podem contribuir para o seu surgimento ou agravá-la, tais como má postura, sedentarismo, bem como ficar muito tempo sentado e carregar pesos excessivos.
Normalmente, a LER acomete as pessoas em função de suas atividades profissionais. Alguns exemplos são motoristas, costureiras, operadores de fotocopiadoras, datilógrafos, esportistas.

O trabalho com computadores é uma atividade moderna que registra grande incidência das lesões por esforço repetitivo, em cujos operadores o problema costuma ocorrer nos dedos ou punhos devido ao excesso de digitação ou do constante clique do mouse, fazendo com que seja de grande importância o entendimento de como evitar LER.

Dicas de como evitar LER

O desenvolvimento da LER é lento e silencioso. Os primeiros sintomas só surgem após muito tempo em que a atividade lesiva é praticada, e quando a área afetada já se encontra bem comprometida. Por isso, a melhor solução é a prevenção. Veja abaixo algumas dicas de como evitar LER:

– Uma das formas de como evitar LER é respeitar o seu corpo e estabelecer pequenas pausas em atividades que são executados de forma repetitiva e por muito tempo. Nos intervalos, alongue e relaxe as regiões envolvidas.

– Também é fundamental que em trabalhos que exijam força, como levantar ou carregar objetos pesados, o peso das cargas sejam divididos. Esse é um jeito de evitar LER por isso, use o máximo possível de regiões corporais, evitando a sobrecarga em apenas uma região.

– Não importa a atividade a ser feita, a postura deve ser mantida tanto sentado quanto em pé.

– Para quem trabalha sentado, a boa postura é uma eficaz forma de evitar dores. Para isso, apoie os dois pés no chão e mantenha os joelhos em ângulo reto. Arrume sempre a postura, evitando ficar “largado” sobre a cadeira. Esta deve ter um encosto que não dê suporte total à coluna, permitindo que ela faça a sua curvatura normal.

– Caso faça uso do computador, a cadeira deve ser ajustada de modo que os cotovelos também formem um ângulo reto e os olhos estejam na altura do centro do monitor. Também é o indicado usar laptops sobre a mesa. Nesse caso, as recomendações são as mesmas que as dos computadores pessoais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]