Exercícios

Enfrente o sedentarismo! Escolha a atividade física mais adequada ao seu perfil

Por Redação Doutíssima 20/07/2014

Qual é o maior obstáculo para você começar a praticar uma atividade física? Muitas pessoas culpam a falta de tempo, ou dizem que não gostam de ir à academia como argumento para não se exercitar.

Atividade física é fundamental à saúde

O fato é que começar a praticar um exercício é fundamental para a saúde. Veja neste artigo como o sedentarismo pode prejudicar o seu corpo e também conheça vários tipos de atividade física para você começar hoje.

atividade-física

Atividade física é importante para vencer o sedentarismo e os seus prejuízos. Foto: Shutterstock

Sedentarismo é o novo tabagismo

Segundo Fábio Cardoso, especialista em Medicina Preventiva, Longevidade e Medicina do Esporte, o sedentarismo tira a nossa capacidade de pensar, sentir, se correlacionar e se emocionar.

“Com o passar dos anos, o nosso corpo passa por transformações, que fazem com que os efeitos do envelhecimento cerebral sejam sentidos de forma mais intensa, como a perda de volume cerebral”, afirma. Para Cardoso, a atividade física regular auxilia na manutenção da saúde por 3 razões:

1. Amenta o fluxo sanguíneo cerebral, estimulando-o e abastecendo-o com oxigênio e nutrientes, além de auxiliar na “coleta e retirada” de toxinas ligadas a doenças.

2. Serve como estímulo hormonal, pois hoje sabemos que com os exercícios e níveis adequados preservam os neurônios e a memória.

3. Mantém a cabeça ocupada e funciona até melhor que as famosas palavras-cruzadas.

Mas porque, mesmo sabendo de todos os benefícios da atividade física regular, ainda somos sedentários? O diretor do Instituto do Bem Estar, personal e coaching Giulliano Esperança, diz que a explicação pode ser uma ação normal do organismo.

“Esse desânimo ocorre por causa da amígdala cerebral. Ela é responsável pela manutenção da rotina, pela repetição dos hábitos e assegurar que você não mude”.

Segundo ele, o mecanismo já foi importante a 10 mil anos, quando existia escassez de alimentos e o comportamento de poupar energia era um diferencial para a sobrevivência. Com isto, é importante não levarmos em conta este desânimo em relação à atividade física.

Descubra a atividade física perfeita para você

– Caminhada: este é o exercício ideal para quem gosta de estar ao ar livre. Além disso, traz inúmeros benefícios para o corpo, como o fortalecimento dos músculos e do coração.

– Andar de bicicleta: se você não tem tempo para fazer algum exercício físico, que tal ir para o trabalho de bicicleta? Esta atividadeé ótima e possui baixo impacto, ou seja, não provoca lesões.

– Pilates: se você não quer uma atividade física aeróbica, o pilates pode ser a sua melhor opção. O método trabalha com a resistência muscular e pode ser feita por pessoas de qualquer idade.

– Zumba: você já ouvir falar na zumba? Uma modalidade que é perfeita para quem gosta de dançar. E o melhor, em uma hora de aula é possível queimar até 1.000 calorias, no ritmo de músicas latinas.

– Hidroginástica: precisa de um exercício de baixo impacto? Então já para a água! A hidroginástica é a melhor forma de fazer uma atividade física de forma agradável. O melhor é que você nem sente que está se exercitando, já que a água absorve todo o peso do seu corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros