Qualidade de vida

Veja exercícios que podem melhorar a coordenação motora de idosos

Por Redação Doutíssima 01/10/2014

Engana-se quem acha que não se deve praticar exercícios físicos na terceira idade. Algumas atividades, além de contribuir para a saúde em geral, podem melhorar a coordenação motora de idosos. E ainda reduzem os efeitos do envelhecimento e aumentam a autoestima.

Por que adotar exercícios para melhorar a coordenação motora de idosos

Com exercícios para melhorar a coordenação motora de idosos, pode-se incrementar a capacidade funcional no dia a dia. Ou seja, pessoas de idade mais avançada acabam se beneficiando em atividades cotidianas, como tricotar e cozinhar, por exemplo.

melhorar-a-coordenação-motora-de-idosos

Coordenação motora de idosos deve ser exercitada com atividades específicas. Foto: Shutterstock

Alguns exercícios acabam coordenando trabalhos do sistema esquelético, do sistema muscular e do sistema sensorial do corpo humano para que tenham que trabalhar em conjunto. Além de melhorar a coordenação motora de idosos, os exercícios melhoram a postura e a mobilidade, assim como a respiração, reflexos e equilíbrio.

4 exercícios para melhorar a coordenação motora de idosos

Caminhadas em diferentes direções

É muito importante que, na terceira idade, a pessoa faça exercícios que produzam movimentos coordenados de braços, pernas, mãos e pés. Uma ideia para isso é caminhar, mas não do jeito comum. O objetivo desse exercício é alterar a direção dos passos. Primeiro para frente, depois para trás e então para os lados. Nessa caminhada, pode-se estabelecer um número de passos específico ou deixar que o idoso improvise, buscando sempre diferentes movimentos de braços e pernas (dobrando e esticando, por exemplo).

Passeios em diferentes terrenos

Realizar uma caminhada pelo bairro pode ser um ótimo exercício. O mais importante é durante a caminhada variar os tipos de terrenos como, por exemplo, andar sobre cascalhos, asfalto, grama, areia. E não esqueça que dançar também é um ótimo exercício, pois mexe com todo o corpo humano, estimulando todos os sentidos.

Movimentos de mãos

Outro exercício que pode ajudar é sentar o idoso e fazer com que ele preste atenção aos movimentos que você irá realizar para que ele os repita. Comece estalando os dedos polegar e médio da mão direita acima do ombro direito. Depois estale então os dedos polegar e médio da mão esquerda acima do ombro esquerdo. Vá alternando os estalos dessa forma. Por último, varie os estalos com palmas de mão. Procure começar lentamente o exercício e repita a sequência aumentando a velocidade gradualmente. E não esqueça: um alongamento básico também pode melhorar a coordenação motora de idosos.

Brincar na água

Nadar ou brincar na água também podem ser ótimas atividades para melhorar as habilidades motoras. A água proporciona resistência para ajudar a moldar a força e retomar o equilíbrio.

Brincadeiras artesanais

Atividades como desenhar, tricotar, pintar e fazer ponto cruz também podem melhorar a coordenação motora de idosos. O importante é realizar atividades complexas que envolvam pequenos músculos. Usar tesoura em pequenos recortes, fazer bijuterias e trabalhos artesanais também auxilia muito na visão, um dos sentidos mais prejudicados com o tempo. Brincadeiras com massinha de modelar também funcionam. Pode até parecer infantil, mas não é. Exercícios como esse podem propiciar inúmeros benefícios para a saúde. Então, mãos à obra!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!