Nada como organizar a cozinha e torná-la livre de bagunça. Para muitas famílias, esse espaço não é apenas um lugar para comer, mas também um centro para encontros informais e atividades matinais. Quando ela está bem arrumada, as tarefas parecem mais fáceis e atraentes, além de ser uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos.

 

Organizar uma cozinha não precisa ser difícil

Se você não sabe como organizar a cozinha porque o caos se instalou sobre prateleiras, armários e gavetas, a primeira coisa a fazer é acreditar que é possível. Por isso, é hora de planejar.

como organizar a cozinha doutissima shutterstock
Com a cozinha bem arrumada as tarefas parecem mais fáceis e atraentes. Foto: Shutterstock

Uma boa ideia é fazer uma lista de objetivos de organização da cozinha antes de iniciar qualquer arrumação. Tente abordar questões globais de fluxo de trabalho na cozinha antes de dar atenção a detalhes menores, como armários e gavetas. Estabelecer um ritmo para esse ambiente é essencial para a tomada de boas decisões quanto à organização.

 

Com cada coisa em seu lugar, e seguindo uma ordem, cozinhar se tornará uma tarefa mais fácil, tomará menos tempo. Além disso, você conseguirá aproveitar mais momentos com quem você ama e, principalmente, evitar aquela situação desagradável de abrir um armário e todos seus potes plásticos caírem.

 

Como organizar a cozinha fácil

1. Divida a cozinha em zonas

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 01
Divida a cozinha entre espaços para cozinhar e para fazer refeições. Foto: Shutterstock

Uma boa dica de como organizar a cozinha é fazer uma separação entre “cozinha quente” e “copa”. Divida entre espaços para cozinhar – que devem incluir fogão, forno, microondas, fogão, geladeira, coifa, entre outros – e espaços para fazer refeições – onde fica a mesa de jantar.

 

2. Separe por uso

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 02
Pratos diários devem ficar em uma prateleira fácil de alcançar. Foto: Shutterstock

Organize a sua cozinha pela frequência de uso. Por exemplo, pratos diários em uma prateleira fácil de alcançar e peças para ocasiões especiais em móveis mais altos. Faça da mesma forma com copos, talheres e outros itens.

 

3. Faça grupos de objetos similares

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 03
Objetos devem ser guardados por finalidade e colocados em lugares específicos. Foto: Shutterstock

Separe os objetos por finalidade e coloque-os em armários específicos. Algumas dicas de grupos são: café da manhã, para cozinhar, para servir, entre outros. As bandejas são ótimas ferramentas para esse tipo de organização.

 

4. Instale prateleiras organizadoras

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 04
Prateleiras organizadoras de metal melhoram o espaço nos armários. Foto: Shutterstock

Se você não tem muito espaço nos armários, há prateleiras organizadoras de metal capazes de melhorar o espaço útil em seu armário. Elas servem para colocar xícaras, pratos e tampas de panela.

 

5. Use divisores de gaveta

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 05
Organizadores de gaveta ajudam a manter os talheres separados. Foto: Shutterstock

Organizadores de gaveta mantêm os talheres separados, de modo que você nunca precisa remexer para encontrar o que precisa. Você pode colocar nos divisores até jogos de talheres que não usa no dia a dia. Para isso, procure opções com tampa que são fáceis de guardar.

 

6. Organize os alimentos

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 06
Uma dica é arrumar as prateleiras da despensa como se fosse uma biblioteca. Foto: Shutterstock

Organize suas prateleiras da despensa como se fosse uma biblioteca, com itens alimentares agrupados por categoria e preferência, dentro de cestas separadas. É importante criar o hábito de girar itens alimentares, colocando os itens mais antigos na frente.

 

7. Use potes

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 07
Potes são ótimas opções para armazenar massas, arroz e outros grãos. Foto: Shutterstock

Massas, arroz e outros grãos podem ser armazenados em recipientes de vidro, plástico ou metal. Eles estendem a vida útil do produto e mantêm a cozinha livre da desordem. Se eles não forem transparentes, não esqueça de usar etiquetas.

8. Separe os produtos de limpeza

como organizar a cozinha shutterstock doutissima 08
Produtos para limpeza devem ser guardados em um local separado de alimentos. Foto: Shutterstock

Procure guardar panos e produtos para limpeza em um local separado de alimentos ou panos de prato.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!


DEIXE UMA RESPOSTA