Exercícios

Força, saúde e qualidade de vida: musculação na terceira idade é muito benéfica

Por Redação Doutíssima 08/07/2014

Atividade física é importante em qualquer idade e não é diferente para os idosos, que podem se beneficiar da musculação na terceira idade. Além de melhorar a qualidade de vida, os exercícios são importantes para a manutenção da saúde.

Musculação na terceira idade enfrenta limitações

Com o avançar da idade, muitas são as atividades que se tornam limitadas, mas há um grande engano em afirmar que a musculação é uma delas. A musculação na terceira idade pode contribuir para o corpo que, a cada dia, sofre com mais limitações. É possível, com isso, garantir uma vida longa e cheia de energia.

musculacao-na-terceira-idade

Musculação pode repor a massa muscular perdida com o envelhecimento do corpo. Foto: Shutterstock

Acompanhamento da musculação na terceira idade

Lembre-se sempre que, antes de começar a prática da musculação na terceira, idade é preciso uma avaliação médica e o acompanhamento de um profissional de educação física. Um bom profissional pode criar um cronograma de treinos para o objetivo e segundo as limitações de cada pessoa.

Uma das consequências do passar dos anos é a perda de massa muscular e o ganho de gordura. A perda de tecido muscular leva a uma menor taxa metabólica, o que resulta em menos energia utilizada e mais calorias armazenadas como gordura. Por isso, não basta perder peso, sendo importante também recorrer a atividades como a musculação na terceira idade para repor esta massa muscular perdida.

Benefícios da musculação na terceira, idade

Quer saber todos os benefícios da musculação na terceira idade? Selecionamos alguns motivos para que as pessoas com mais de 60 anos de idade não fiquem em casa e procurem a academia de ginástica mais próxima.

1. Melhora a força e a flexibilidade: isto é importante para manter o idoso seguro em suas atividades diárias, tornando-o menos vulnerável a quedas, uma das maiores preocupações das pessoas na terceira idade e que, muitas vezes, levam o idoso a não sair de casa, resultando em seu isolamento.

2. Aumenta a densidade óssea: a musculação na terceira idade pode ajudar a proteger o corpo contra a osteoporose, uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e mais suscetíveis às fraturas.

3, Reduz a gordura corporal: além de uma dieta saudável, a musculação na terceira idade é importante para a manutenção do peso. Este tipo de exercício, diferente de modalidades aeróbicas, é de baixo impacto, e isso reduz as chances das lesões e das fraturas.

4. Reduz a dor articular: pesquisas demonstram que a musculação na terceira idade pode contribuir para a redução de dores das articulações, como coluna, ombros e joelhos.

5. Melhora a postura corporal: ao treinar a musculação na terceira idade, pode-se perceber uma melhora na postura, já que com o avanço da idade, o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.

6. Reduz os sintomas de doenças crônicas: a musculação na terceira idade pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono. Isso porque aumenta os níveis de serotonina do corpo e melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial.

7. Melhora a autoestima: melhorar a sua força e seu físico pode contribuir para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia, o que influencia em uma melhor qualidade de vida e em uma melhora em sua autoestima.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Tatuagens marcam uma nova terceira idade

7 Cortes de cabelo para mulheres na terceira idade

Sexo na terceira idade: 15 dicas para manter-se ativo sexualmente

Envelhecimento ativo é realidade nos consultórios: saiba o que fazer para manter-se jovem por mais tempo!

Não pode ficar parado! Solidão e sensação de inutilidade comprometem a saúde dos idosos

Dicas de maquiagem para a terceira idade