Para as pessoas que buscam tratamentos efetivos na eliminação da gordura localizada, a lipoescultura é uma opção efetiva do mercado. O processo combina as técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia.
A lipoenxertia usa a gordura em excesso removida de alguma outra região do corpo através da lipoaspiração da própria paciente para “esculpir” o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
Como funciona a lipoescultura
O processo da lipoescultura começa com a injeção da solução de Klein, composta por soro fisiológico e adrenalina. A razão para tal substância ser incluída no processo é para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico.
As cânulas de lipoaspiração são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram – por meio de um sistema de vácuo – a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas são definidos conforme com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.
A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de entubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração.
Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo e não causam incômodo. Feito isso, o processo da lipoescultura segue com a retirada da gordura.
Também é nesse momento em que a gordura é enxertada em um novo local a fim de dar volume e forma ao local desejado. O procedimento cirúrgico da lipoescultura tem uma duração aproximada de duas horas, em média.
Lipoescultura e seus cuidados
Para quem opta por fazer a lipoescultura, é importante que alguns cuidados sejam tomados. A escolha do médico é uma delas. Ainda que legalmente todos os médicos possam realizá-la, o indicado é que o paciente busque um cirurgião apto a realizar a técnica.
Para quem quer combater as formas indesejadas trazidas pelo excesso de gordura, a boa notícia: o procedimento pode ser realizado em qualquer região que tenha gordura localizada.
No entanto, ainda que se possa enxertar a gordura em qualquer região do corpo, as áreas de maior procura por aplicação são glúteos, face, mãos e mamas. Além disso, ainda que seja possível enxertar a gordura lipoaspirada em diferentes regiões do corpo em apenas um procedimento, é preciso, no entanto, cuidado para não aumentar excessivamente o tempo de cirurgia.
A lipoescultura é um procedimento muito eficiente para quem busca soluções drásticas e quase definitivas para o problema da gordura localizada. Como todo o procedimento cirúrgico, ela contém um processo pré e pós-operatório.
Por isso, o ideal é que antes de tomar qualquer decisão, um médico de sua preferência e confiança seja consultado. Se você não conhece nenhum médico na área, indicações podem ser bem-vindas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!