Estética

Conheça os diferenciais da lipoescultura para o tratamento da gordura localizada

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Para as pessoas que buscam tratamentos efetivos na eliminação da gordura localizada, a lipoescultura é uma opção efetiva do mercado. O processo combina as técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia.

lipoescultura

Veja se o seu caso é um dos que merece este tipo de tratamento. Foto: iStock, Getty Images

A lipoenxertia usa a gordura em excesso removida de alguma outra região do corpo através da lipoaspiração da própria paciente para “esculpir” o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.

 

Como funciona a lipoescultura

 

O processo da lipoescultura começa com a injeção da solução de Klein, composta por soro fisiológico e adrenalina. A razão para tal substância ser incluída no processo é para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico.

 

As cânulas de lipoaspiração são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram – por meio de um sistema de vácuo – a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas são definidos conforme com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.

 

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de entubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração.

 

Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo e não causam incômodo. Feito isso, o processo da lipoescultura segue com a retirada da gordura.

 

Também é nesse momento em que a gordura é enxertada em um novo local a fim de dar volume e forma ao local desejado. O procedimento cirúrgico da lipoescultura tem uma duração aproximada de duas horas, em média.

 

Lipoescultura e seus cuidados

 

Para quem opta por fazer a lipoescultura, é importante que alguns cuidados sejam tomados. A escolha do médico é uma delas. Ainda que legalmente todos os médicos possam realizá-la, o indicado é que o paciente busque um cirurgião apto a realizar a técnica.

 

Para quem quer combater as formas indesejadas trazidas pelo excesso de gordura, a boa notícia: o procedimento pode ser realizado em qualquer região que tenha gordura localizada.

 

No entanto, ainda que se possa enxertar a gordura em qualquer região do corpo, as áreas de maior procura por aplicação são glúteos, face, mãos e mamas. Além disso, ainda que seja possível enxertar a gordura lipoaspirada em diferentes regiões do corpo em apenas um procedimento, é preciso, no entanto, cuidado para não aumentar excessivamente o tempo de cirurgia.

 

A lipoescultura é um procedimento muito eficiente para quem busca soluções drásticas e quase definitivas para o problema da gordura localizada. Como todo o procedimento cirúrgico, ela contém um processo pré e pós-operatório.

 

Por isso, o ideal é que antes de tomar qualquer decisão, um médico de sua preferência e confiança seja consultado. Se você não conhece nenhum médico na área, indicações podem ser bem-vindas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!