Estética

Pele mais lisa: conheça as opções de tratamento para estrias

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

Elas aparecem e não querem saber de ir embora: sim, estamos falando de estrias. Cerca de 90% das mulheres sofrem com elas e buscam alternativas para acabar com o problema, que atinge normalmente coxas, nádegas e abdômen. Com isso, o mercado estético procura sempre inovar em métodos de tratamento para estrias.

Tratamento para estrias melhora pele

Desde o uso de cremes até tratamentos mais invasivos, as fórmulas podem variar em resultados e preços. O tratamento para estrias, seja ele qual for, proporciona apenas melhora da pele, mas não garante que a pele volte a ser como antes.

Tratamento melhora a pele, mas não garante que ela volte a ser como antes. Foto: Shutterstock

Tratamento melhora a pele, mas não garante que ela volte a ser como antes. Foto: Shutterstock

Estrias: como elas surgem?

As estrias são uma atrofia da pele adquirida devido ao rompimento das fibras elásticas. Estas fibras rompidas formam uma linha em relevo de cor avermelhada, semelhante a uma cicatriz, dando origem às estrias. Por que existe este rompimento? Para romper, a pele precisa ser esticada.

Normalmente o aparecimento de estrias está ligado às mudanças repentinas no corpo. Uma delas é quando há um ganho de peso grande ou durante a gravidez. Outro fator que pode contribuir são as alterações hormonais. Por exemplo, na puberdade ocorre uma mudança significativa no corpo, em decorrência do crescimento.

Tratamento para estrias dependem da sua cor

Quando as estrias surgem na pele, elas possuem uma cor avermelhada, pois há o rompimento sanguíneo. Quando o tratamento para estrias é iniciado nesta etapa os resultados se mostram mais eficazes, já que as células continuam vivas e com capacidade de se regenerar.

Após algum tempo, as estrias ficam com uma cor esbranquiçada, pois a melanina não é mais produzida naquela área depois do rompimento da pele. O aspecto é semelhante a uma cicatriz e o tratamento para estrias iniciado nesta fase consegue apenas estreitá-la.

Se você tem alguma estria e quer saber como pode melhorar a aparência dela, selecionamos algumas opções de tratamento para estrias. Veja abaixo qual a que mais se adapta a sua pele.

Tratamento para estrias: peeling

A primeira opção de tratamento para estrias é o peeling. Este método promove a renovação celular, e através das novas células melhora a aparência das estrias e estimula a produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele.

Os mais utilizados são os peelings à base de ácido retinóico, nos casos de estrias vermelhas, ou o alfa-hidroxiácidos, em estrias mais marcadas. Resultados satisfatórios também são encontrados no tratamento para estrias através do peeling de cristal e de diamante.

Tratamento para estrias: carboxiterapia

Este tratamento para estrias é feito a partir da injeção de gás carbônico, através de uma agulha acoplada em um aparelho, dentro da estria.

Isso faz com que o gás estimule a produção de colágeno e dilate a estria, fazendo que o tecido rompido seja cicatrizado. O procedimento também combate a gordura localizada, a flacidez e a celulite.

Tratamento para estrias: laser

O tratamento a laser pode atuar tanto em estrias vermelhas quanto nas esbranquiçadas. Na avermelhada, provoca o fechamento dos pequenos vasos sanguíneos e estimula o colágeno, o que resulta em uma tonalidade mais próxima à da pele. Já nas esbranquiçadas, apenas há a diminuição do tamanho das estrias.

O laser CO2 fracionado é uma ótima opção de tratamento para estrias por não ser invasivo. Um feixe de luz vaporiza as moléculas de água e estimula a cicatrização da área das estrias, além de aumentar a produção de colágeno do organismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como rejuvenescer a pele de 50 anos sem cirurgia

8 alimentos rejuvenecedores

Tratamento para a anemia: como tratar a falta de ferro

4 Remédios caseiros para acelerar a cicatrização

Cientistas do Japão criam recipientes portáteis para transporte de células-tronco

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

Como tratar um estiramento muscular