Filhos

Coisas de bebê: conheça os artigos indispensáveis do seu enxoval

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

A chegada do bebê se aproxima e você está ansiosa. São muitos os preparativos e expectativas. Como montar o enxoval? Que coisas de bebê são mesmo necessárias? Seja você uma mamãe de primeira viagem ou não, esse artigo irá ajudar a montar um kit indispensável enquanto espera pelo seu pequeno.

coisas-de-bebê

Mamadeira é essencial no enxoval do bebê, seja para leite, água ou suco. Foto: iStock, Getty Images

Atenção ao adquirir coisas de bebê

 

Ao pensar em coisas de bebê, é certo que a imaginação vai longe. O mercado também não ajuda muito na decisão, já que as opções são as mais variadas e, cada vez mais, surgem novidades. Já há um nicho especializado em artigos para receber os pequeninos.

 

Mas a primeira dica é: tenha calma. Você encontrará uma série de coisas de bebê de pouca utilidade, mas que podem acabar conquistando sua atenção ao apelar a cores ou mesmo ao seu lado emocional – sempre aflorado na gravidez, não é mesmo?

 

Você pode achar tudo lindo e maravilhoso, mas lembre-se de que gastos excessivos nessa fase podem complicar seu orçamento assim que a criança nascer e precisar de fraldas e mais fraldas. Tenha em mente que nem sempre vale a pena gastar com algumas coisas de bebê.

 

Por outro lado, existem artigos que são essenciais e nesses você deve apostar sem receios ao montar o enxoval do pequeno. Mamadeiras e chupetas são exemplos do que não pode faltar nessa relação.

 

Outro artigo indispensável é o carrinho. Afinal, como dar aquele passeio pelo parque, praça ou mesmo casas de amigos e vizinhos só com o bebê no colo? Não há mamãe e papai que resistam, ainda que o peso da criança seja baixo nessa fase.

 

E se o passeio for feito de automóvel, não vale economizar. O uso de cadeirinhas apropriadas para o transporte da criança estão entre as coisas de bebê realmente importantes.

 

Vale lembrar que, além de ter o objetivo de dar segurança e conforto ao seu pequeno, esse artigo é também uma obrigação legal. Ou você o utiliza, ou corre o risco de levar uma multa.

 

Dicas para a escolha de coisas de bebê

 

Quer mais uma ajudinha para montar o enxoval do seu bebê? Confira a seguir, por categoria, alguns itens importantes e que não podem faltar quando da chegada do seu filho.

 

Roupas

 

Opte pelo tamanho P caso o seu bebê não seja prematuro. O tamanho RN é indicado apenas para crianças que nascem com menos de 3 quilos. Adquira bodies com mangas curtas e longas, calça ou mijão com ou sem pé, luvas, gorros e macacões com manga comprida.

 

Higiene e saúde

 

Lenços umedecidos são essenciais e ajudam especialmente ao sair com o bebê. Tenha ainda paninhos de boca, que podem ser fraldas de pano, creme para prevenir assaduras, algodão, tesourinha de unha, termômetro, shampoo neutro, sabonete líquido e banheira.

 

Hora da refeição

 

Até os 6 meses de idade, o bebê só deve ser alimentado com leite materno, mas não esqueça de incluir em seu enxoval talheres infantis, mamadeiras para leite, para suco e para água, escova para limpar mamadeira, bolsa térmica para mamadeira e potes para papinhas – inclusive para congelá-las.

 

Outros itens

 

Para o quarto, tenha atenção ao berço (cujas grades não podem ter vãos maiores que 6cm). Já para a hora do passeio, é importante ter bolsa com trocador, canguru ou sling.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros