Filhos

Jogos de bebês: brincadeiras divertidas para fazer com seu filho

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

A diversão é fundamental no relacionamento entre pais e filhos. Momentos de lazer fazem parte do aprendizado e da socialização dos pequenos, que levam lições importantes para o futuro de cada etapa do seu crescimento. Mesmo que seja algo singelo como brincar com jogos de bebês.

jogos-de-bebê

Aproveite as melhores brincadeiras para fazer com os pequenos. Foto: iStock, Getty Images

Jogos de bebês são educativos

 

Crianças pequenas têm facilidade para se animar com algo e podem aprender coisas importantes com jogos e brincadeiras. Cabe aos pais pensar em atividades que contemplem isso – e que levem em conta, também, que a atenção dos bebês é bem mais volátil do que a de crianças maiores.

 

Por isso, veja uma série de exemplos de jogos de bebês que servem como diversão e também ajudam seu filho a aprender algo.

 

3 opções de jogos de bebês

 

1. Cadê? Achou!

 

Uma das brincadeiras mais intuitivas e fáceis de fazer, o “Cadê? Achou!” faz com que crianças pequenas entendam que as coisas – um objeto ou pessoa – seguem existindo mesmo quando elas não as veem. É um dos jogos de bebês mais fáceis e importantes de se fazer.

 

A dinâmica é simples, e pode ser feita com bebês pequenos, a partir de 1 mês de vida: fique na frente da criança e tape seu próprio rosto, ou então se abaixe fora do campo de visão dela. Logo volte e faça uma expressão animada.

 

De acordo com pediatras, as crianças só desenvolvem a noção de permanência das coisas após os 6 meses de vida. Por isso, é importante mostrar a elas que tudo segue existindo mesmo que não seja visto por elas.

 

2. Acampamento

 

Essa brincadeira pode ser feita quando a criança já engatinha, e é garantia de alegria e diversão. Pegue um lençol e estique entre o sofá e uma cadeira, prendendo com algumas almofadas. Pronto! Você tem um ambiente diferente.

 

Faça seu filho entrar e sair da “barraca” engatinhando por lados diferentes. Dentre os vários jogos de bebês, esse é um dos que ajuda os pequenos a entender a possibilidade de montar locais diferentes para brincar dentro de um ambiente conhecido.

 

3. Um para mim, outro para você

 

Este é um dos jogos de bebês mais didáticos que existe, e deve ser feito quando a criança já apresentar noção de posse das coisas. Separe os brinquedos que ela tem e comece a distribuí-los com um para cada, e diga para ela brincar apenas com os seus naquele momento.

 

Depois, se houver mais alguém junto – e se for outra criança, melhor ainda – repita o processo dividindo por três. Isso fará seu filho aprender a importância de dividir as coisas e, também, de respeitar os brinquedos dos amiguinhos quando não estiver em casa.

 

Além disso, também ensinará os pequenos a lidar com números e o conceito de quantidades, e pode servir para seu filho ser mais solidário. Depois de algumas vezes, deixe que ele faça a divisão dos brinquedos, para que ele sinta-se no controle da situação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros