Guia do Câncer

Conheça os sintomas do câncer de próstata e como tratar a doença

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

A saúde masculina é muito mais difícil de controlar do que a da mulher quando se pensa em estratégias de saúde pública. E muito disso é devido ao comportamento dos homens, que parecem fugir de médicos ao longo de toda a vida.

Um dos maiores pavores, certamente, é ter que fazer exames para a próstata. Mesmo sendo desconfortáveis, eles são fundamentais – principalmente após os 40 anos – para a detecção precoce dos sintomas do câncer de próstata.

sintomas-do-câncer-de-próstata

Doença é uma das mais temidas pelos homens, mas tem cura. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas do câncer de próstata e a doença

Considerado essencialmente um câncer da terceira idade, já que cerca de ¾ dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, a patologia tem o preconceito masculino como seu principal vilão, devido à necessidade do exame de toque para detectá-la.

Outra dificuldade diz respeito aos próprios sintomas do câncer de próstata, que muitas vezes são silenciosos, principalmente em sua fase inicial.

Os médicos costumam relatar que muitos pacientes não apresentam nenhum dos sintomas do câncer de próstata ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na fase avançada, pode provocar dor óssea e sintomas urinários. Na fase mais grave da doença é comum o surgimento de infecções generalizadas ou até mesmo insuficiência renal.

A presença de um ou mais desses sintomas do câncer de próstata, entretanto, não significa que a pessoa esteja com câncer, pois várias doenças podem ter sintomas semelhantes. É importante a visita ao médico logo após o surgimento desses sintomas, pois esta é a melhor forma para se chegar à detecção precoce.

O diagnóstico para o câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pelo exame de sangue que analisa a dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês). Caso estes exames sugiram a existência da doença, é indicada a realização de ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível).

Esta ultra-sonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática transretal. Todos os exames são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tratamento da doença e dos sintomas do câncer de próstata

O tratamento também vai depender do estágio clínico e a gravidade dos sintomas do câncer de próstata apresentados pelo paciente. Para quem está com a doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos.

Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizado. Se a doença está em fase de metástase, porém, o tratamento é a hormonioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios com seu médico.

Próstata, um órgão masculino

A próstata é uma glândula que só o homem tem. Ela localiza-se na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É um órgão muito pequeno, tendo a forma de uma maçã, e com uma missão importante.

É na próstata que parte do sêmen, liberado durante o ato sexual, é produzido. Por isso, quando o homem a perde, devido ao câncer, ele passa a ter o chamado orgasmo seco, pois o líquido não é mais produzido. O prazer, entretanto, segue inalterado durante as relações.

 

 


Sites parceiros