Guia do Câncer

Mitos sobre câncer: veja 8 boatos que cercam a doença

Por Redação Doutíssima 03/11/2014

Quando a gente ouve a palavra câncer, logo associa à morte e a coisas ruins. Sim, as neoplasias, como também podem ser chamados os cânceres, são as doenças que mais matam no mundo inteiro. Há quem diga que este é o mal do século, assim como já foi a depressão e a obesidade. Mas há muitos mitos sobre câncer.

mitos-sobre-cancer

Por mais complicado que seja, é possível vencer o câncer. Foto: iStock, Getty Images

E,talvez por isso, muita gente acredite que desenvolver um tumor, ou mesmo ter um ente querido doente, pode ser o fim do mundo. Não é bem assim.

Mitos sobre câncer não refletem a realidade

É preciso refletir sobre cada tipo de tumor. O câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, têm até 95% de chances de cura, prognóstico altíssimo se diagnosticado no início. O mesmo acontece com o câncer de pele, o que mais atinge os brasileiros, explicado pela alta exposição ao sol, já que temos uma do maiores costas do mundo.

O fato é que quanto mais a gente sabe sobre a doença, menos agressiva ela se torna. Abaixo uma lista de 8 mitos sobre câncer que podem ajudar você a entender um pouco mais sobre os tumores malignos.

Principais mitos sobre câncer

1. Todo tumor é um câncer

Mito. Há tumores benignos e malignos. Apenas o segundo pode ser considerado câncer.

2. Se eu tiver câncer, vou ficar infértil

O câncer, especificamente, não – mas os tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, podem causar infertilidade.

3. Todo nódulo é sinônimo de câncer

Este é mais um dos mitos sobre câncer e que provocam certo desespero dos pacientes.  Um nódulo pode ser um tumor benigno ou até uma bolinha de gordura. Só uma biópsia poderá dizer.

4. Adoçantes são causadores de câncer

Até algum tempo atrás se acreditava nesta suspeita, principalmente se os adoçantes continham ciclamato, aspartame e sacarina. No entanto, estudos mostram que não é possível fazer essa associação.

5. Não corro o risco de ter câncer de novo após cinco anos de tratamento

Via de regra, após 5 anos de acompanhamento pós-tratamento o paciente ganha alta. No entanto, a chance de reincidência do tumor ou mesmo o surgimento de um novo tumor ainda existe.

6. Alimentos previnem o câncer

A ciência ainda não conseguiu comprovar se os alimentos são capazes de prevenir o câncer, mas os médicos afirmam que uma dieta pobre em gordura saturada, rica em frutas, verduras e fibras diminui significativamente a incidência de câncer.

7. A pílula anticoncepcional causa câncer

Não há estudos que comprovem a relação do câncer com a pílula anticoncepcional. O que se sabe é que a terapia de reposição hormonal na menopausa aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

8. Quando o câncer surge novamente, a doença já não tem mais cura

Esse é um dos maiores mitos sobre câncer. Cada caso é um caso, deve ser encarado isoladamente e tratado de forma adequada. E mesmo que seja em casos de reincidência da doença, não significa que não haja potencial de cura.