Clínica Geral > Saúde

Entenda como é feita a ultrassonografia

Por Redação Doutíssima 03/07/2013

e7f9faa31f7f584dcd3aa55fcc46f7eeultrassonografia

Você sabe como é feita a ultrassonografia? Para que ela serve? Conheça um pouco mais sobre este exame tão importante!

Quem faz ultrassom são as grávidas, não é? Também. Quem está com alguma dor na barriga, né? Claro, também. As utilidades deste exame são exaustivas e de grande valia para o diagnóstico de doenças ou para informar o estado do bebê! Saiba um pouco mais sobre como é feita a ultrassonografia.

Leia mais: Como funciona uma mamografia?

O que é a ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame feito a partir de imagens e sem a emissão de radiação. Este exame não causa dor e praticamente nenhum incômodo. Por isso, ele não tem praticamente nenhuma contraindicação. É um exame seguro e muito prático para o diagnóstico e tratamento de várias doenças. Ele pode ser feito em várias partes do corpo, sendo os mais comuns o abdome, músculos e articulações.

hguft

Leia mais: Como fazer o autoexame

Ultrassom x Raio X

Os dois têm em comum ser exames de imagens, mas há algumas diferenças entre eles. Enquanto o ultrassom não utiliza radiação, exames de raio x utilizam e o paciente precisa, obrigatoriamente, proteger as áreas onde o exame não será feito. A proteção é feita com um avental de metal e grávidas devem evitar ao máximo. Apesar disto, o raio X é um exame importante e ainda bastante utilizado para verificar, entre outras partes do corpo, os pulmões, os ossos e o tórax.

Saber como é feita a ultrassonografia nos ajuda a entender como funciona este exame. A falta de informações nos leva, muitas vezes, a fazer julgamentos incorretos. Por exemplo, não se pode confundir o ultrassom com o raio x. São dois exames importantíssimos, mas muito diferentes. Por isso, quando seu médico pedir um exame de ultrassom, vá tranquilo porque é rápido, seguro e não doí!

Fontes: Bem Estar, Hospital Israelita Albert Einstein, abc.med