Saúde

Evite riscos: conheça 8 erros ao tomar antibióticos

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

A administração de antibióticos é muito importante para a saúde humana, pois é por meio deles que se combate diversas doenças infecciosas. A medicação é capaz de matar bactérias específicas presentes em nosso organismo sem afetar as células do corpo. No entanto, muitos cometem erros ao tomar antibióticos.

 

Atenção aos erros ao tomar antibióticos

 

O seu uso só deve ser feito com prescrição médica, não devendo ser uma opção para qualquer dor. Além disto, utilizá-lo de forma incorreta pode causar reações adversas, efeitos colaterais e, principalmente, resistência microbiana.

erros-ao-tomar-antibioticos

Disciplina com o horário é fundamental para efeito correto. Foto: iStock, Getty Images

Graças aos avanços da Medicina, hoje em dia existem várias fórmulas medicinais para combater a mesma doença, mas somente o médico sabe a mais adequada para sua condição.

 

A ingestão incorreta ou associada a outras condições pode prejudicar ou até mesmo anular o efeito do remédio. Por isto, conheça erros ao tomar antibióticos que devem ser conhecidos para serem evitados.

 

Os 8 erros ao tomar antibióticos:

 

1. Não fazê-lo no tempo determinado

 

Assim como qualquer medicamento, o antibiótico tem um tempo específico de vida em nosso organismo após ser ingerido. Dependendo da classe de antibióticos e seu tempo de vida, bem como a doença e a condição do paciente, o remédio é prescrito para três, sete ou dez dias, sendo que o paciente pode sentir uma melhora dos sintomas logo nas primeiras doses.

 

No entanto, ele não deve interromper o uso da medicação, pois a parada antes do tempo determinado fortalece os microorganismos que ainda não foram eliminados, aumentando sua resistência. O excesso também é prejudicial, podendo sobrecarregar o organismo e afetando as bactérias benéficas ao seu corpo.

 

2. Não ingerir a dose receitada

 

Este é um dos erros ao tomar antibióticos mais comuns: diminuir ou aumentar a dose receitada pelo médico. Isso pode causar várias e sérias consequências ao indivíduo, que vão desde o agravamento da doença até intoxicação pelo excesso de medicação.

 

Isto por que ao indicar a dose, o médico leva em conta não só a doença, mas também peso, idade e doenças relacionados do paciente.

 

3. Esquecer a hora

 

O intervalo entre uma dose e outra é calculado de acordo com a chamada meia-vida do remédio, ou seja, tempo em que a concentração dele cai pela metade na corrente sanguínea. Uma dose ingerida antes da hora pode causar intoxicação ou até mesmo não ser absorvida pelo organismo.

 

Já quando ela é esquecida e se passa da hora de tomar o medicamento, a bactéria pode tornar a se multiplicar e criar resistência ao medicamento.

 

4. Antibiótico sem prescrição

 

O perigo da automedicação com antibiótico é dobrado, pois isto envolve riscos de alergia, intoxicação e até o não tratamento da doença. Além disto, doenças virais não são combatidas com antibióticos.

 

5. Combinação de medicamentos

 

Bastante comum entre os erros ao tomar antibióticos, não informar ao seu médico sobre os remédios que você já toma, pode ser problema. Isto é de extrema importância porque existem diversas classes de medicamentos que interagem entre si, sendo o caso, por exemplo, dos antibióticos com analgésicos e anticoncepcionais.

 

6. Interação com alimentos

 

Nem todos sabem, mas um dos mais frequentes erros ao tomar antibióticos é não ingeri-lo com água.

 

A interação do antibiótico com outros líquidos como, por exemplo, sucos, leites, refrigerantes, chãos ou café, podem desencadear reações químicas no organismo, comprometendo sua eficácia. Também procure evitar cruzar a hora da medicação com as refeições, pois pode ter o mesmo efeito prejudicial.

 

7. Mistura com álcool

 

Álcool não combina com antibiótico. Ele pode tanto potencializar quanto neutralizar os efeitos de um medicamento, em alguns casos ativando enzimas que transformam o remédio em substâncias tóxicas para o organismo.

 

8. Ignorar sintomas

 

Se quando tiver tomando antibióticos, você tiver alguma reação como o surgimento de erupções na pele, coceira, dificuldade para respirar, manchas vermelhas na pele ou qualquer outra reação que não fazia parte dos primeiros sintomas da doença, procure ajuda médica imediatamente.

 

A não informação destes sintomas é um dos mais graves erros ao tomar antibióticos. É possível que você esteja tendo uma reação alérgica ao remédio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!