Remédios Caseiros

Aprenda a fazer antibióticos naturais em casa

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

Quando temos qualquer tipo de infecção, logo recorremos aos antibióticos para acabar com ela. O trabalho dos antibióticos é ajudar os nossos glóbulos brancos a atacar as bactérias prejudiciais e ajudar a curar as infecções. Mas você sabia que os antibióticos naturais podem ser melhores que os antibióticos tradicionais?

antibióticos-naturais

Alho é um remédio orgânico muito útil para evitar as infecções. Foto: iStock, Getty Images

Por que optar por antibióticos naturais

A ausência de efeitos colaterais ​​é um dos principais fatores que favorecem o uso de antibióticos naturais. Além disso, o consumo excessivo deste tipo de medicamento pode aumentar a resistência das bactérias à medicação.

Por isso, é possível usar métodos naturais para a cura de muitos problemas infecciosos, devido à sua capacidade de curar doenças comuns, preservando sua boa saúde e bem estar geral. Veja quais são os melhores antibióticos naturais que você pode utilizar nas infecções mais comuns.

Conheça os melhores antibióticos naturais

Alho

A maioria das lesões na época da Primeira Guerra Mundial foram curadas com alho. Este superalimento era, obviamente, um remédio orgânico muito útil para evitar as infecções. Ele pode tratar desde uma dor de ouvido simples a uma pneumonia.

O alho possui numerosos antioxidantes, que matam as bactérias e os radicais livres no sangue e protegem o sistema imunitário, tornando-o mais forte. Alguns ingredientes de alho também podem atacar e destruir uma grande variedade de vírus – ao contrário dos modernos antibióticos -, bem como infecções fúngicas como a candidíase.

Mel

O mel já é utilizado para o tratamento antibacteriano muito antes dos antibióticos sintéticos, em várias culturas em todo o mundo, para feridas e doenças. O mel contém uma enzima, que liberta o peróxido de hidrogénio e inibe o crescimento de certas bactérias.

Na medicina chinesa, o mel é usado para harmonizar o fígado, neutralizar as toxinas e aliviar a dor. Suas propriedades de antibióticos naturais são eficazes também no tratamento de úlceras do estômago.

Gengibre

Você sabia que o gengibre pode funcionar como um antibiótico? Ele tem a fama de ser eficaz contra bactérias transmitidas por alimentos, que podem causar doenças graves. Ele também é um dos antibióticos naturais que podem tratar e curar úlceras.

Você pode usar o chá com a raiz fresca, fervendo fatias de gengibre em água e beber adoçado com mel. Você também pode comer gengibre cru para ajudar úlceras tratar e combater a infecção.

Equinácea

Esta planta é usada para fortalecer o sistema imunológico e combater uma variedade de infecções. Tradicionalmente, a equinácea é usada para tratar feridas abertas, difteria, celulite, lesões da sífilis e outras doenças bacterianas relacionadas.

Embora seja usado na maior parte para combater gripes e resfriados, esta potente erva possui a capacidade de destruir as bactérias como a Staphylococcus aureus. Por isso, ela é uma ótima alternativa para quem busca antibióticos naturais.

Limão

Devido ao seu alto teor de vitamina C, o limão pode fortalecer o seu sistema imunológico para lutar contra as bactérias. Mas a fruta também é rica em flavonóides, que têm efeitos antibióticos. Historicamente, o suco de limão era usado como um agente contra a cólera. Por este motivo, se você está em busca de antibióticos naturais baratos e fáceis de encontrar, o limão pode ser uma ótima alternativa.