Psicologia

Dependência ao celular pode atrapalhar a sua vida amorosa

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Os smartphones, aqueles telefones que além de permitirem que a gente faça e receba ligações também servem de câmera fotográfica e nos dão acesso à internet, agora agregam com outra função. A de tumultuador da vida amorosa.

 

Isso mesmo. Abrir email toda hora, checar as redes sociais, e a vida alheia, a cada 30 segundos e ficar horas no bate-papo via whatsapp, ICQ ou Messenger não tem feito muito bem aos relacionamentos. Há quem prefira terminar uma relação a ter que abrir mão da sua individualidade coletiva.

 

mania de celular

Mais que fazer e receber ligações, aparelho acaba com relações

 

Para se ter uma ideia da dependência do brasileiro com relação aos smartphones, veja alguns números da 13ª edição do F/Radar, estudo sobre internet realizado no País.

 

Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros têm telefones que servem mais do que fazer e receber ligações; 33% têm os smartphones como principal forma de acesso à internet; e 63% usam o aparelho nos primeiros 60 segundo após acordarem.

 

Ainda não se convenceu? Então veja mais alguns dados: 40% não largam do aparelho nem para ir ao banheiro e incríveis 80% dormem com seus telefones. Com tamanha dependência agora você sabe por que seu relacionamento pode estar  na corda bamba.

 

Estudos já comprovam que o uso excessivo de smartphones é capaz de interferir não só na qualidade de vida das pessoas, mas também na dos relacionamentos. E não somente pelo uso frenético.

 

Smartphones causa nomofobia

 

Sabe quando a bateria acaba ou não há conexão com a internet? Pois é, segundo psicólogos da Universidade de Gênova, na Itália, as pessoas se transformam e até podem brigar com o parceiro sem motivo aparente. Essa ansiedade causada pelos problemas enfrentados com o celular foi batizada de “nomofobia”.

 

É claro que não são os smartphones que causam dependência, afinal nenhum aparelho tem o poder de fazer isso, mas a internet e as redes sociais, sim. Por isso, se você ou seu parceiro têm o hábito de ficar grudados no telefone quando estão juntos, dê um jeito para que isso não aconteça.

 

Conversem sobre o assunto e façam um pacto de deixar de lado a vida social para quando estiverem juntos viverem a vida particular de vocês. Isso inclui ir a um restaurante e conversar um com o outro sobre vocês, não sobre o que as redes sociais pautam.

 

Não tem coisa mais triste do que ver um casal lindo e jovem nem se olhando, apenas grudados nas telas não tão mais minúsculas dos celulares.

 

Veja se é refém dos smartphones

 

Fique atento aos seus hábitos e observe como isso pode interferir no seu relacionamento. Abaixo alguns sinais que podem indicar que o aparelho é mais importante do que seu parceiro:

 

1. Tempo

 

Ficar minutos, ou até horas, grudados no smartphones na hora de dormir pode gerar conflito entre o casal. Pois além de o outro não dormir, você fica fazendo barulhos e dando risadinhas que podem provocar até brigas entre o casal.

 

2. Ira

 

Bateria fraca ou conexão inexistente são motivos para que você fique irado e desconte sua raiva no parceiro? Está na hora de buscar ajuda, pois nem você nem seu namoro estão muito bem.

 

3. Sem conexão… com o outro

 

Vocês marcam de passar um final de semana lindo na Serra e o que acontece? Ficam grudados nos seus smartphones a maior parte do tempo. Tem algo errado nisso, e não significa que vocês não se amam. Mas parecem que se esqueceram de como se divertir juntos. É melhor repensar as atitudes antes que a relação acabe.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!