Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do cogumelo do sol

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Originário do nordeste dos Estados Unidos, o cogumelo do sol, também conhecido como cogumelo-da-vida, é comestível, tem sabor adocicado e aroma de amêndoas. Foi reencontrado no Brasil nos anos 70 e é muito cultivado no Japão, devido às suas propriedades curativas. Ele aparece individualmente ou em grupo, muitas vezes em ambientes domésticos. Conheça, abaixo, seus principais benefícios medicinais.

cogumelo-do-sol

O cogumelo do sol ajuda a reforçar o sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios do cogumelo do sol à saúde

 

1. Imunidade

O cogumelo do sol é muito utilizado para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é rico em betaglicanas e, por isso, aumenta a quantidade de células de defesa do organismo. Ele também contém zinco, mineral fundamental para a imunidade. Acrescente o cogumelo nas suas refeições, em saladas ou legumes. Desse modo, você evitará gripes, resfriados e irritações de pele.

2. Envelhecimento

Esse ingrediente medicinal se torna uma poderosa arma contra o envelhecimento, uma vez que diminui a ocorrência dos radicais livres, que, produzidos naturalmente pelo organismo, danificam as estruturas celulares, causando descoloração da pele, ressecamento, perda de elasticidade e formação de rugas. Devido à sua ação antimutagênica, seus minerais e vitaminas C, D e E, o cogumelo também evita que os genes sofram muitas alterações.

3. Câncer

Pessoas em tratamento contra o câncer devem consumir o cogumelo do sol, que evita a contaminação de outras doenças infecciosas, graças às suas propriedades antivirais, antibióticas e anti-inflamatórias, além da capacidade de ajudar o sistema imunológico.

Também elimina os radicais livres originados da quimioterapia e radioterapia, e possui efeito antitumoral, prevenindo a doença. O cogumelo atua do mesmo modo no combate à hepatite, AIDS, HPV e lúpus.

4. Hipertensão

Devido ao baixo teor de potássio e sódio, o cogumelo do sol é recomendando no combate à pressão alta. As substâncias eritadenine e betaglucanas presentes no alimento diminuem a concentração de gordura no sangue e o mal colesterol. Desse modo, as artérias ficam desentupidas, dando livre passagem para que o sangue seja bombeado sem grande esforço.

5. Emagrecimento

Rico em vitaminas e minerais, fonte proteica e de baixa caloria, o cogumelo agiliza a perda daqueles quilos indesejados ao mesmo tempo que mantém o sistema imunológico do organismo em perfeitas condições.

Para fazer essa dieta, basta trocar a carne de uma refeição pelo cogumelo. Mas ela só pode ser feita durante 14 dias consecutivos. Depois, é indicado fazer uma pausa de 10 dias antes de retomá-la. Embora o cogumelo seja fonte de ferro, não é indicado tirar a carne do cardápio definitivamente.

6. Leishmaniose

O cogumelo do sol está sendo usado no combate à doença infecciosa chamada Leishmaniose, causada por parasitas que fazem parte do sistema imunológico do organismo humano – os macrófagos. Essa doença cria feridas na pele e ataca órgãos internos, mais comumente o fígado, baço e medula óssea. O cogumelo elimina os parasitas sem debilitar os macrófagos, mantendo a defesa do corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!