Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para estomatite

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

A estomatite é uma ferida ou inflamação na boca, que normalmente aparece nas bochechas, gengivas, na língua, ou em qualquer outro local do corpo. Muitas vezes quando uma criança fica inquieta e não quer comer, esse pode ser um sintoma dessa condição. Para acelerar a sua cura, há uma série de remédios naturais que podem ser preparados na sua própria casa.

estomatite

A cura das lesões da estomatite é acelerada com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a estomatite

 

Há duas formas principais de estomatite: a herpética e a aftosa. Ambas as formas geralmente ocorrem mais frequentemente em crianças e adolescentes. A herpética, que é uma infecção, geralmente afeta crianças com idades entre seis meses e cinco anos, desencadeada por um vírus que provoca feridas na parte exterior dos lábios em adultos.

 

A aftosa, que também é chamada de afta, é uma ou um conjunto de pequenas cavidades ou úlceras nas bochechas, gengivas, interior dos lábios ou na língua. Isso também é muito mais comum em pessoas jovens, na maioria das vezes entre 10 e 19 anos de idade.

 

Os fatores que podem desencadear uma estomatite são diversos, entre eles uma lesão bucal, sistema imunológico fraco, alterações hormonais no corpo, estresse, anemia e alergias alimentares.

 

A maioria dos casos de estomatite não necessitam de tratamento, já que desaparecem em alguns dias. No entanto, é possível tentar alguns remédios naturais para reduzir a dor e a inflamação e também acelerar o processo de cicatrização.

 

Remédios caseiros para estomatite

 

Coentro

 

O coentro é um dos melhores ingredientes para o tratamento de uma estomatite. Ele contém propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antifúngicas, que efetivamente reduzem a dor e o desconforto associado com as erupções na pele.

 

Ferva um punhado de folhas de coentro em um copo de água. Coe a solução e faça um gargarejo com água morna, pelo menos, três ou quatro vezes por dia. Você também pode ferver um copo de água e adicionar uma colher de chá de sementes de coentro, deixar descansar por algum tempo e depois coar. Enxágue a boca com a solução de três ou quatro vezes por dia.

 

Mel

 

O mel é uma substância extremamente suave, mas ótimo antisséptico, bem como possui propriedades antibacterianas. Aplique uma colher de chá de mel com cuidado na área afetada. Vai doer durante alguns minutos, mas isso irá, em seguida, aliviar a dor e a inflamação.

 

Faça isso várias vezes ao dia. Outra opção é misturar uma colher de chá de mel e um quarto de colher de chá de açafrão em pó, para fazer uma pasta fina. Aplique a pasta sobre a área afetada e deixe por alguns minutos. Enxágue a boca com água morna e repita o processo duas vezes por dia.

 

Bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio é um outro ingrediente muito eficaz para ser utilizado no tratamento da estomatite. Ele ajuda a neutralizar a acidez e acalmar a dor e a inflamação. Adicione um pouco de água em uma colher de chá de bicarbonato de sódio para fazer uma pasta.

 

Aplique a pasta na área afetada usando os dedos ou um cotonete. Deixe descansar por alguns minutos e, em seguida, enxágue a boca com água morna. Faça isso três ou quatro vezes por dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!