Receitas

Como fazer leite de amêndoas: confira um passo a passo

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Para você que procura alternativas para substituir o leite de vaca por algo mais saudável, aprender como fazer leite de amêndoas é uma boa opção muito nutritiva.

Ao saber como fazer leite de amêndoas,você adquire uma alternativa saudável para o uso do leite. Além disso, as amêndoas são livres de glúten, possuem baixo teor de carboidratos e promovem um bom equilíbrio do colesterol.

como-fazer-leite-de-amêndoas

Alternativa saudável para substituir leite de vaca pode ser feita em casa. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer leite de amêndoas

O ingrediente principal para saber como fazer leite de amêndoas é 1,5 xícara ou 220 gramas de amêndoas cruas. As amêndoas não devem conter sal e nem estarem torradas. Além disso, você irá precisar de quatro xícaras de água filtrada ou mineral.

Para finalizar, use uma fava de baunilha, sem as sementes, ou meia colher de chá de essência ou extrato de baunilha.

Passo a passo de como fazer leite de amêndoas:

– O primeiro passo é deixar as amêndoas imersas na água ao longo de uma noite, ou por um período de 8 a 12 horas. A finalidade dessa imersão é amaciar o seu uso

Escorra as amêndoas antes do próximo passo

– Leve-as ao liquidificador e bata com quatro xícaras de água

Adicione a baunilha à mistura e bata no liquidificador novamente até que fique bem homogênea

– Após bater no liquidificador, adicione a gosto xarope de arroz, mel ou outro adoçante

– Por fim, coe. Isso é muito importante pois, caso contrário, você irá beber a polpa de amêndoa ao invés do seu leite. Você pode coar com um coador bem fino ou ainda com pano.

Feito esse processo, despeje o leite de amêndoas em uma tigela grande através do filtro. O filtro irá reter a polpa e o líquido irá escoar livremente. Esprema a polpa que sobrou para remover o líquido restante. É mais fácil se feito com um pano; caso contrário, use as mãos limpas.

A farinha de amêndoas que sobrar pode ser seca e usada para adicionar mais fibra à sua dieta.

Com o leite de amêndoas pronto, é chegada a hora de armazená-lo. Ele pode ser mantido na geladeira por quatro a sete dias tampado. Em geral, será necessário agitar antes de servir, para misturar o líquido.

Depois de aprender como fazer leite de amêndoas, as finalidades de uso são bem variadas: ele pode ser usado em uma grande quantidade de alimentos em que, de forma geral, é utilizado o leite de vaca. Além de beber, pode usá-lo para cozinhar ou ainda incrementar os cereais matinais em suas receitas.

O resultado agrada tanto aos que optam pelo seu uso que os apreciadores têm preferência por bebê-lo como principal forma de consumo desse produto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!