Medicina Alternativa

Poder das mãos: o shiatsu e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 28/06/2014

Ler um bom livro, escutar uma boa música, passear e viajar são algumas atividades que proporcionam descanso ao corpo e à mente. Neste cotidiano estressante e corrido em que vivemos, fica difícil encontrar um momento para relaxar. Por esse motivo, uma das alternativas que minimizam a tensão do dia a dia é o Shiatsu, que foi reconhecido como terapia apenas no século XX  e chegou ao Brasil por volta dos anos 1960.

 

Esta terapia corporal, comemorada no dia 08 de abril, tem origem no Japão. Ela auxilia na melhora da qualidade de vida, na redução do estresse e é considerada como  tratamento complementar de determinadas doenças. Uma delas é a fibromialgia, síndrome que provoca dores em todo o corpo. De acordo com uma pesquisa da Universidade de São Paulo ( USP),  esta doença pode ser tratada de maneira eficaz através da técnica do Shiatsu.

 

shiatsu

A técnica é usada para o relaxamento do corpo, da mente e para o tratamento de doenças como a fibromialgia.

 

Segundo informações do Instituto de Terapia Integrada Oriental, localizado em São Paulo, o shiatsu tem por objetivo principal equilibrar e harmonizar as energias do corpo, o que auxiliaria na prevenção de doenças. Este equilíbrio se reflete nas emoções e nas funções do organismo, como respiração, digestão, circulação, reprodução, dentre outras.

 

Shiatsu e os pontos de energia

 

Os “tsubos”, pontos de energia que estão espalhados pelo corpo, são pressionados durante a aplicação da terapia. Estes focos de energia estão ligados aos órgãos internos e à circulação do sangue, o que explica os efeitos positivos que esta técnica traz  ao paciente. Os princípios  seguidos pelo shiatsu são os mesmos da acupuntura no que se refere ao tratamento do paciente, ou seja, a função dessas terapias é de tratar o indivíduo como um todo, e não apenas aliviar sintomas isolados, como visto em alguns tipos de massagem,.

 

Por exemplo, em uma sessão de shiatsu ou acupuntura, o profissional encarregado pela terapia, perguntará seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, seu histórico de saúde, seu perfil emocional ou se está estressado com algo. Essas questões servirão para que o seu problema, seja ele consequência de um estresse ou de alguma doença, seja identificado e tratado de acordo com suas necessidades, já que para a medicina oriental, quando alguém apresenta algum problema de saúde ou mal estar, significa que há algum desequilíbrio energético.  Energia esta, chamada “Ki“, que deve ser ativada através do shiatsu, e por sua vez, faz com que as energias circulem e fluam de maneira positiva, o que contribui para a saúde do corpo e da mente.

 

Shiatsu

Os “tsubos” são pontos de energia espalhados pelo corpo. A aplicação do shiatsu consiste justamente na pressão destes pontos, através dos dedos.

 

Os benefícios  da terapia oriental podem ser facilmente percebidos pelo paciente e estas melhoras  estão relacionadas às principais funções do organismo, à sensação de bem estar e à minimização de sintomas, principalmente quando há  casos de doenças mais específicas, principalmente àquelas que apresentam dores em suas características. Dentre os sinais de melhora podemos citar:

 

  1. Relaxamento do corpo e da mente;
  2. Equilíbrio da energia vital;
  3. Melhora na respiração;
  4. Auxilia na melhora do sistema circulatório;
  5.  Melhora da postura física;
  6. Aumento da sensação de bem estar;
  7. Alívio de dores

 

Outras melhoras significativas estão relacionadas ao estresse e à tensão , tão presentes em nossas vidas. Além de tratá-los,  o shiatsu pode preveni-los, já que mantém o equilíbrio de energias do corpo.

 

Estresse e o shiatsu

 

O enfraquecimento do sistema imunológico é uma das consequências do estresse e caso não tratado, pode causar outras disfunções e problemas de saúde como gastrite, depressão, síndrome do pânico, insônia, hipertensão e alterações cardíacas.

 

 

shiatsu

O estresse e a tensão física e emocional são também combatidos e evitados com sessões de shiatsu.

 

Através do toque e da pressão dos dedos, a endorfina, hormônio que produz uma enorme sensação de prazer e relaxamento é liberada na corrente sanguínea, o que deixa o corpo menos tenso. A massagem é feita nos meridianos dos membros superiores, clavícula e toda a região dos ombros. Sendo assim, o tratamento se mostra muito eficaz , por exemplo, para as tensões musculares.

 

Contraindicações 

 

É muito importante destacar que o shiatsu não pode ser aplicado em determinadas pessoas. Ainda de acordo com informações do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, a técnica não deve ser usada em :

 

  1. grávidas,;
  2. pacientes com inflamações;
  3. pacientes com doenças contagiosas ou com suspeita de fraturas, luxações;
  4. pacientes com osteoporose.

Por isso, todo  cuidado é pouco, mas não se esqueça que o relaxamento e a sensação de tranquilidade podem ser alcançadas por outros meios como por exemplo massagens, meditação, a prática da yoga e da acupuntura, práticas essas que também auxiliam na manutenção da saúde e melhoram a qualidade de vida de uma maneira geral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!