Estética

7 dicas para combater o envelhecimento precoce

Por Redação Doutíssima 04/12/2014

Envelhecer é um processo natural. Porém, pode chegar antes do tempo, deixando marcas no rosto e no corpo que poderiam demorar mais a se manifestarem. Extremamente desconfortável,  o envelhecimento precoce tem várias causas. Estresse, trabalho demais e doenças são apenas algumas delas.

envelhecimento-precoce

Falta de cuidados básicos pode levar a marcas no corpo. Foto:iStock, Getty Images

Prevenção ao envelhecimento precoce

 

Veja aqui 7 dicas para viver mais feliz e combater a ação do tempo no rosto, no corpo e na mente.

 

1. Proteja-se do sol

 

Filtro solar é indispensável para manter a jovialidade da pele e evitar o envelhecimento precoce. Pode parecer que não, mas a pele fica pigmentada devido a um processo de proteção natural. Além de prevenir o câncer de pele, o protetor solar evita manchas e queimaduras.

 

Não importa se o tempo estiver nublado ou chuvoso, o filtro é necessário devido à incidência de raios ultravioleta. Aplique no rosto, pescoço, lábios, orelhas, testa, bochechas e qualquer outra parte do que fique exposta. Recomenda-se utilizar do fator de proteção a partir de 30, o que garante mais proteção.

 

2. Pele limpa

 

A limpeza da pele, principalmente no período da manhã e da noite, proporciona maior saúde e menos marcas do tempo. Lave o rosto sempre ao acordar e antes de dormir. Inicie com um sabonete neutro ou específico para a sua pele, que pode ser mista, oleosa ou seca.

 

Também é bom utilizar um adstringente para a face, que limpa e remove as sujeiras mais profundamente impregnadas na pele. Evite maquiagens pesadas no dia a dia também.

 

3. Suco de couve

 

Além de ser um potente antioxidante para o organismo, o suco de couve também combate o envelhecimento precoce. Quando consumido com frequência, ele ajuda a tonificar a pele e proteger contra os radicais livres, que aceleram a chegada dos sinais da velhice.

 

Se combinado com cenoura, brócolis e laranja, o suco é ainda mais eficiente, pois esses ingredientes também auxiliam a prevenir marcas e manchas na pele e no rosto.

 

4. Evite banhos quentes

 

Apesar de relaxante, a água quente pode provocar envelhecimento precoce. Quando não tomados os cuidados necessários com a temperatura, o banho pode retirar a proteção natural da pele, ressecando-a e causando coceira.

 

5. Cuidado ao esfoliar

 

A esfoliação promove uma renovação das células do corpo. No entanto, tome cuidado com os produtos que utiliza. Como eles entram na derme com mais profundidade, podem causar irritação e vermelhidão em alguns casos. Além disso, esfregar a pele com muita força pode machucar. O ideal é consultar um dermatologista.

 

6. Água é vida e saúde

 

Dois litros de água diariamente podem fazer toda a diferença no combate ao envelhecimento precoce. Além de prevenir o inchaço do corpo, a pele fica mais nutrida e o corpo hidratado. As funções digestivas, as unhas, os cabelos e o organismo ficam mais saudáveis com o consumo de água.

 

7. Cuide da mente

 

Não se estressar, evitar preocupações, angústias e combater a depressão são atitudes que melhoram o humor e retardam o envelhecimento. Tenha equilíbrio em tudo: no trabalho, em casa e nos círculos de amigos. A juventude começa dentro da mente e na manutenção do bem-estar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!