Saúde Mental

Significado dos sonhos: entenda como lidar com o inconsciente

Por Redação Doutíssima 10/08/2015

Se você sempre quis saber o significado dos sonhos que acontecem enquanto dorme, saiba que eles são manifestações do inconsciente de cada pessoa. Além disso, podem conter muitos sinais sobre você, a sua vida e os seus pensamentos.

 

Antes de compreender o significado dos sonhos

Antes mesmo de entender o significado dos sonhos, é preciso saber exatamente o que são essas histórias vividas enquanto você dorme.

significado dos sonhos

Os sonhos podem ser considerados produções do inconsciente de cada indivíduo. Foto: iStock, Getty Images

Para a psicóloga e psicanalista Magda Medianeira de Mello, os sonhos são produções do inconsciente e caracterizam-se por serem atemporais  e por trabalharem em busca da realização de desejos. “O sonho descansa a mente”, enfatiza a especialista.

O trabalho da mente, enquanto o corpo dorme, busca a saúde psíquica do sujeito, resgatando uma gama de conteúdos aparentemente sem lógica para a consciência. “Mas os sonhos possuem profundos enlaces enigmáticos para o psiquismo a fim de solucionar conflitos e desejos”, adiciona.

Significado dos sonhos

Segundo Magda, os sonhos trazem dois tipos de conteúdo: os manifestos e os latentes. “O primeiro é aquilo que lembramos e falamos, o enredo, por exemplo. O segundo é o inconsciente, enigmas que se ligam ao verdadeiro tema do sonho, que se revela através de análise” explica.

“No momento do sonho, o psiquismo regride até as marcas mnêmicas (memórias) e representações , condensando e deslocando conteúdos, resgatando e formando, deste modo, a trama do sonho através de imagens, falas e outros, imprimindo um colorido enigmático que implica a subjetividade”, adiciona a especialista.

A psicologia e a psicanálise trabalham o significado dos sonhos para entender aquilo que é revelado no conteúdo latente. Magda menciona que “o sonho diz o que diz e diz outra coisa também”.

É essa “outra coisa” que um psicólogo ou psicanalista irá trabalhar para revelar o significado de um determinado sonho. Magda diz que normalmente, a pessoa que sonhou não entende, no início, o que o sonho revela e que o trabalho de um profissional é oferecer uma escuta afinada para processar as associações do paciente sobre o conteúdo.

Isso quer dizer que não é possível generalizar o significado dos sonhos. “O sentido é particular”, reforça a especialista.

Por que entender os sonhos

Magda diz que sonhar faz parte do processo de conhecer a si mesmo, mas que se isso for analisado junto a um profissional é ainda mais benéfico. “Nada pior do que a ignorância sobre nós mesmos”, enfatiza.

Magda diz que depois de algum tempo de análise, mesmo que o paciente tenha alta das sessões, ele pode se tornar autônomo na busca pelo significado dos sonhos. Ela complementa que com o autoconhecimento, as pessoas lidam melhor com os sonhos e que, com o tempo, vão aprender a decifrá-los com o intuito de conhecer o que revelam.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!