Planos de Saúde

Conheça o que está previsto nos planos de saúde para idosos

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Há muito tempo estamos lutando contra uma visão que traz os idosos como sinônimos de doenças. Por conta disso, até a publicação do Estatuto do Idoso, em 2004, as operadoras não tinham limite de faixa etária para empreender os reajustes dos planos de saúde. Com a publicação do estatuto, os planos de saúde para idosos  foram regulamentados.

Convênios para a terceira idade têm regulamentação específica. Foto: iStock, Getty Images

Convênios para a terceira idade têm regulamentação específica. Foto: iStock, Getty Images

Esses planos também tiveram estabelecidas suas limitações, entre elas, a proibição do aumento de mensalidade para pessoas acima dos 60 anos. Assim, os contratos foram padronizados. Hoje, são divididos em 10 faixas-etárias, embora tenha sido mantido o aumento de 500% entre a primeira e a última faixa.

Planos de saúde para idosos beneficiam 6 milhões

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até 2025 o Brasil será o sexto país no mundo em habitantes com idade acima dos 60 anos. E esta foi a faixa etária com maior crescimento de beneficiários em planos de saúde em 2013. Neste ano, os clientes idosos chegaram a 6,1 milhões, 12,1% do total de pessoas que utilizam planos no Brasil.

O cenário leva as operadoras a criarem ofertas sênior, propostas especiais em planos de saúde para idosos.  Mesmo assim, com algumas operadoras absorvendo este público, não é fácil chegar à harmonia dos fatos quando de um lado se tem a idade e de outro os planos de saúde.

Mas atualmente, com idosos mais ativos, e não apenas preocupados em viver mais, mas em viver melhor, os planos de saúde para idosos são quase uma necessidade básica para este público, que pode também exigir cuidados extras e acompanhamento médico mais frequente.

E esta dinâmica dos integrantes da terceira idade faz com que também fiquem mais atentos ao que estão adquirindo. Ainda assim, e com todas as proteções do Estatuto do Idoso, vale prestar atenção e buscar entender  alguns itens.

O que faz os bons planos de saúde para idosos

 

Invista na medicina preventiva, planeje as consultas e exames e aproveite ao máximo os encontros com o médico. Tire todas as suas dúvidas, para que possa ter algum eventual diagnóstico com rapidez e precisão. Consultas e exames periódicos bem conduzidos levam ao diagnóstico rápido, o que pode tornar os tratamentos menos invasivos ou custosos.

Opte pelos planos de saúde para idosos que oferecem a modalidade de medicina preventiva. Pense que você precisa de um plano que lhe permita facilidades de logística. Cheque se o plano cobre o atendimento em hospitais próximos à sua casa. Deslocamentos breves são parte importante na hora de avaliar os planos de saúde para idosos.

Consulte seu contrato para certificar-se das especialidades médicas que ele cobre, além dos serviços de outros profissionais da saúde que você pode usar.

Os reajustes e as carências

 

 

O reajuste dos planos ocorre sempre de acordo com a faixa etária dos clientes. A base de cálculo também leva em consideração o perfil dos usuários e o uso dos serviços de saúde, tudo calculado conforme estatísticas. Por isso a importância da medicina preventiva como aliada para tem um preço mais em conta em um plano de saúde para idoso.

 

É importante ter cuidado ainda com os planos de saúde que exigem avaliação médica antes da adesão, pois avaliações podem representar a aceitação ou não do associado, bem como a imposição de carências para tratamentos. 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!