Saúde Mental

Complexo de Electra: saiba como lidar com essa fase infantil

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

O Complexo de Electra é usado pela Psicanálise para descrever o desejo que a filha nutre pelo próprio pai. A expressão é usada para contrapor o Complexo de Édipo, usado quando o filho nutre amor pela mãe.

complexo de electra

Complexo aborda fase em que a menina compete pela atenção paterna com a mãe. Foto: iStock, Getty Images

É preciso ter em mente que o primeiro amor, seja de um menino ou uma menina, é pela própria mãe. Afinal, o vínculo entre eles é forte. Até os três anos, as crianças têm, na mãe, o seu único referencial. É a partir desta idade que ambos os complexos – Complexo de Édipo e Complexo de Electra – podem se manifestar.

 

O que é o Complexo de Electra

 

Entre os três e cinco anos, a menina deixa a de ser dependente absoluta da mãe e começa a competir pela atenção do pai. Esta é uma fase que faz parte da construção da personalidade da menina.

Neste período, ela tem um comportamento de imitação da mãe. Brinca com bonecas, veste as roupas da mãe, quer usar maquiagem, tudo para conquistar o pai.

Esta fase merece atenção dos pais para o Complexo de Electra. Eles não devem encorajar qualquer fantasia de namoro com a filha.

Pelo contrário. Devem conversar sobre amor por ela, mas sempre a colocando como filha e que um dia ela encontrará alguém. A menina, sentindo-se interessante o suficiente no papel de filha, também se sentirá assim, no futuro, como mulher.

A superação do Complexo de Electra

 

Diferentemente do Complexo de Édipo, no Complexo de Electra, a menina precisa mudar o seu objeto de amor. Porque se continuar a identificar-se com o pai, ela pode começar a se masculinizar.

Para a menina crescer e virar uma mulher, ela precisa de se identificar com a mãe, rivalizar com ela. Isso ajuda a perder, simbolicamente, o amor da mãe. Clinicamente, um pai que não se dedica à filha, pode deixá-la sem amparo para o futuro amoroso fora de casa.

 

Assim, o pai interfere diretamente na construção da identidade sexual da menina, muito mais do que no menino. A filha tem que perder o primeiro amor com a mãe, enquanto o filho tem que ser homem reproduzindo aquilo que ele vê no pai.

Quando a menina tem dificuldade de construir uma ideia sobre si própria – como alguém interessante capaz de ter uma relação conjugal ou de estar segura para não se sentir ameaçada por outras mulheres -, afirma-se que o Complexo de Electra não foi superado.

 

Quando o complexo não é superado

 

1. Problema nos relacionamentos

A mulher pode ficar solteira pelo resto da vida, já que acha que é casada com o pai.

2. Busca por homens mais velhos

O casamento com homens mais velhos, nos quais elas identifiquem a figura do pai, também é possível.

3. Assumir muitas responsabilidades

Ela pode assumir todas as responsabilidades com os irmãos e até sua mãe pode ser encarada como sua filha.

4. Ter a mãe como inimiga

Também é uma possibilidade a mãe ficar com ódio da filha e elas tornarem inimigas. É como se a mãe quisesse punir a filha pelo resto da vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!