Filhos

Como fazer pipa: dicas ajudam na brincadeira entre pai e filho

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

Você pode conhecê-la como papagaio, raia ou pandorga, mas a brincadeira é a mesma. Aprender como fazer pipa é uma ótima forma de unir pais e filhos em um mundo em que a tecnologia reina. No entanto, alguns cuidados são essenciais para deixar o momento seguro, divertido e prazeroso para todos.

Pipa: um objeto antigo

Talvez Benjamin Franklin fosse criança quando aprendeu a montar uma pipa, mas foi em 1752 que ele fez um grande feito com esse objeto. Em um dia de tempestade, colocou uma chave pendurada em um papagaio e, assim, descobriu o para-raios.

como fazer pipa

O processo de construção da pipa é uma maneira prazerosa de unir pais e filhos. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, a história desse objeto é muito mais antiga. Afinal, ela começa na China, por volta do ano 200 a.C.

Desde então, o antigo desejo de voar já motivou diversas criações com esse objeto. Já existiram pipas com fins ritualísticos, militares e até mesmo com o intuito de transmitir mensagens em suas estampas.

Atualmente, existem pipas prontas para comprar, mas o processo de montagem continua sendo parte da diversão. Por isso, se você não sabe como fazer pipa, vale a pena aprender.

Aprenda a fazer pipa

Material:

– 2 varetas

– Cola ou fita adesiva

– Papel de seda (pode ter mais cores para a cauda)

– Tesoura

– Barbante ou linha

Para montar uma pipa, recorte e o papel de seda em forma de quadrado, em torno de 30 cm. Faça uma cruz com as varetas e prenda com o barbante – ou faça um furinho atravessando as duas e dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do meio da cruz ou do nó.

Prenda as pontas das varetas nas diagonais do papel de seda com a cola ou fita adesiva. Faça uma cauda para a pipa, bem colorida, com o papeç.

Você pode descobrir como fazer pipa com outros materiais, desenhar ou pintar, mas lembre que para voar ela deve ser leve.

Brincar e criar

Já está na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), dos Direitos da Criança (1959) e, mais recentemente, do Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 16: a criança tem o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.

 

Mesmo assim, dados do Ministério da Educação mostram relatos de crianças que sentem falta de brincar, especialmente com seus pais.

O dado é mais preocupante porque segundo a Unicef, uma em cada quatro crianças de quatro a seis anos está fora da escola – um ambiente essencial para os pequenos serem estimulados.

Por isso, a escolha de montar a pipa vai proporcionar lazer ao seu filho, que além de se divertir, vai ganhar mais tempo com você.

De acordo com a Unicef, o esporte e o lazer estão entre as prioridades de uma criança, pois além de fazerem bem à saúde, proporcionam interação social, criatividade e conhecimento de valores e regras.

Como fazer pipa com segurança

Você precisa ensinar seu filho não só a fazer pipa, mas a ter cuidados na hora de soltar. O trânsito pode ser inimigo das crianças, que ao olharem para cima, podem descuidar do entorno.

 

Seu filho não é Benjamin Franklin, por isso, tenha atenção para não enroscar os fios na rede elétrica. Dia chuvoso, com relâmpagos e tempestades, não é o melhor momento para soltar pipa, pois locais abertos são propícios a descargas elétricas.

 

Outro alerta é para fazer pipa de forma segura, sem cerol (mistura de cola e vidro moído), que pode causar sérios cortes em pessoas que atravessem o fio esticado sem vê-lo.

Além disso, conforme informações do portal do Corpo Militar de Bombeiros do Espírito Santo, o cerol é um condutor de energia, agravando mais ainda os perigos para seu filho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!