A compra do material escolar 2015 vai doer no bolso dos pais de todo o país. Em média, a lista de produtos que os estudantes precisam subiu 10%. Em algumas regiões, como a Sudeste, o aumento pode chegar a 15%.
Por isso, economizar será um desafio, que não é impossível. Desde que os pais usem algumas técnicas de economia bem simples.
Crianças e material escolar 2015
Mesmo que sejam elas as principais beneficiadas, as crianças não devem ir junto na hora da compra do material escolar 2015. Essa é uma das maneiras mais eficazes de os pais economizarem, pois estão longe da influência de sorrisos e carinhos traiçoeiros.
Caso levem os pequenos junto, o ideal é negociar o percentual ou o valor máximo que eles podem escolher em produtos, fazendo com que eles percebam o que é necessário ou não. Passando desse limite, quem assume é os pais.
Dicas para economizar no material escolar 2015
A compra do material escolar 2015 acontece num período onde o Governo anuncia o aumento de uma série de produtos. Por isso, economizar nunca fez tanto sentido. Veja oito dicas que podem ajudar você a gastar menos com o material escolar do seu filho:
1. Pesquise
A pesquisa é a chave da economia. Use a Internet a seu favor e vá atrás do melhor preço. Se o mais barato é comprar em vários lugares, compre.
2. Avalie a lista dos materiais
A lista do material escolar 2015 pode trazer alguns produtos que não são de responsabilidade dos pais. Algumas coisas podem, e devem, ser substituídas. Material de higiene pessoal e produtos de uso coletivo não devem constar nos pedidos.
3. Compre no atacado
Comprar em atacado pode ser uma boa maneira de economizar. Junte um grupo de pais para ir junto, assim é garantia de economia. Os descontos nestas lojas podem chegar a 90%.
4. Reutilize
Há alguns itens que podem ser usados novamente, como o uniforme. Transforme calças em bermudas, reforme camisetas e moletons.
5. Prefira a linha branca
Os produtos que trazem os personagens da moda, como os da linha Frozen, são mais caros. A diferença pode ser superior a 100%.
Uma dica no caso dos cadernos, é comprar um de linha branca e customizar a capa com personagens. Isso pode até ser feito pelo seu filho, com a sua ajuda. Dá para economizar bastante.
6. Pechinche
Pechinchar funciona muito bem quando se sabe negociar. Procure pelo melhor benefício para seu bolso. Corra atrás de desconto e negocie a forma de pagamento.
7. Compre com antecedência
Tudo que é comprado com antecedência sai mais barato. No caso do material escolar 2015 não é diferente. Procure comprar a lista o mais breve possível, assim você encontra variedade e economiza.
8. Compre livros usados
Se o seu filho precisa de livros didáticos, o melhor é comprar produtos usados. Existem livrarias e sites especializados em livros usados.
Há ainda a possibilidade de comprar produtos de crianças das séries superiores. Algumas escolas até intermedeiam a troca. Fique atento e, se tiver dúvidas, converse com a direção da escola do seu filho.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!