Saúde Mental

Aprenda como ser mais paciente com 8 dicas

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

Com a rotina conturbada hoje em dia, as pessoas precisam conciliar estudos, trabalho, casa e relacionamento. Por isso, a tarefa de como ser mais paciente pode ser um pouco complicada.

 

como ser mais paciente

Respirar, refletir e analisar podem ajudar você a ter mais paciência na rotina. Foto: iStock, Getty Images

Como ser mais paciente no cotidiano

 

A paciência é uma virtude cada vez mais rara em uma sociedade marcada pelo imediatismo. As pessoas estão acostumadas a resolver os problemas de forma quase que instantânea.

 

Diariamente, enfrentamos situações que nos levam à perda da paciência: o trânsito, o transporte público abarrotado, a longa fila do banco, a espera no atendimento do restaurante, projetos com prazos curtos, atender expectativas, entre outros.

 

Só que é preciso entender que a paciência se desenvolve no exercício da tolerância. Por isso, é importante manter a calma, desviando o foco da atenção de situações que fogem do controle e que geram impaciência.

 

Dicas para entender como ser mais paciente na vida

 

Todo mundo pode aprender como ser mais paciente com a prática. Para ajudá-lo neste processo, aprenda como ser mais paciente com 8 dicas.

 

1. Autoanálise

 

Normalmente, perdemos a paciência quando estamos fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo ou quando estamos sob pressão. Caso se depare com mais afazeres do que tempo para executar, reconsidere a sua lista de tarefas antes de tentar mudar a sua reação natural para uma situação difícil.

 

2. Respiração

 

Naqueles momentos em que estiver perto de perder o controle, procure esvaziar sua mente, focando apenas na respiração. Isto irá ajudá-lo a se manter calmo e aprender como ser mais paciente.

 

3. Caminhada

 

Outro truque para se acalmar e manter a cabeça no lugar é fazer uma boa caminhada. O objetivo é apenas tirar do centro de seus pensamentos o que está lhe incomodando.

 

4. Reflexão

 

Uma boa forma de como ser mais paciente  é, no final de todos os dias, procurar se sentar em seu lugar preferido para refletir sobre os acontecimentos do dia.

 

Evite ligar a TV, o rádio ou qualquer outra coisa que possa distrair os seus pensamentos. Reserve esse tempo para identificar o que te incomodou ao longo do dia e pensar em como estes problemas podem ser resolvidos.

 

5. Aprenda a escutar

 

Não transforme uma conversa em discussão. Mesmo discordando do ponto de vista de outras pessoas, não há o menor sentido em criticá-las por isso.

 

Procure ouvir os argumentos das pessoas e falar os seus de forma tranquila e sem exaltação. Antes de responder, considere tudo que a pessoa está dizendo.

 

6. Sorria

 

Abrir um sorriso faz com que você se sinta melhor consigo mesmo. Assim, sorria mais no seu dia a dia. Pratique no espelho e veja quanto tempo você é capaz de manter um sorriso na face.

 

7. Lembranças

 

Em momentos de forte estresse, busque as suas lembranças favoritas e pense nelas. Voltar em uma época ou situação que lhe propiciou momentos de felicidade, ajuda a restabelecer a calma.

 

8. Desvie o foco

 

Em uma situação sobre a qual você não tem controle, como a fila do banco, a melhor forma de ser mais paciente é aproveitar para mentalizar um lugar para onde deseja ir. Distraia-se com isso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!