Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para acalmar

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

Qual foi a última vez que, no meio de um dia de semana, você parou, respirou fundo e ficou alguns minutos apenas ouvindo o som do vento e da própria respiração, livrando o pensamento de tudo aquilo que está incomodando? Se não consegue lembrar quando foi isso, provavelmente você precisa se acalmar e levar a vida mais na boa. Parece difícil conseguir isso, mas há remédios caseiros que podem encurtar o caminho para o relaxamento.

acalmar

Tirar um tempo para acalmar a mente é fundamental para aliviar o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Acalmar os ânimos é questão de saúde

A sensação de esgotamento e irritação normais no dia de hoje são mais maléficos para a nossa saúde do que pensamos. O estresse e a ansiedade perturbam quando as coisas estão complicadas, e, em alguns casos, a nossa irritabilidade, desgaste e nervosismo cotidiano causam efeitos colaterais que nos derrubam, como dor de cabeça, enjoos e até diarreia e vômito. Por isso, é necessário, pelo menos uma vez por dia, respirar fundo e acalmar os ânimos.

Apesar dessas situações de nervosismo ou ansiedade, precisamos sempre ter em mente que, se as coisas boas não duram para sempre, as ruins também não. Dispomos de muitos métodos capazes de sumir com os desgosto mais rapidamente, proporcionar alívio, relaxar um pouco e evitar que se percam noites de sono e que os sintomas do estresse nos atinjam.

Quando estamos em um estado muito alto de tensão e estresse, acalmar os nervos é mais do que necessário: é fundamental para a saúde. E não é sempre que se faz necessário o uso de medicação controlada a fim de melhorar a sobrecarga emocional.

Além de respirar fundo, uma gama de chás possui um efeito calmante poderoso e podem ser muito úteis em fazer você se acalmar. Sente que está precisando tirar um pouco o pé do acelerador? Então confira essas receitas.

Veja 3 chás que ajudam a acalmar

Chá de erva cidreira

O nome erva cidreira comumente é confundido com outro chá, que também é calmante, chamado capim limão. Os dois chás podem ser usados para acalmar. Para prepará-lo, basta ferver uma xícara de água, juntar uma colher de sopa de folhas de cidreira picadas e deixar em infusão, tampado por dez minutos.

Coe e tome uma xícara desse chá três vezes ao dia. Além de calmante, o chá tem poder analgésico e pode ser usado para curar dor de cabeça – muitas vezes um sintoma de estresse.

Chá de maracujá

Ferva uma xícara de água e junte uma colher de sobremesa de folhas de maracujá e uma colher de sobremesa de melissa (ou erva cidreira). Deixe em infusão por alguns minutos e tome uma xícara três vezes por dia.

Chá de camomila

Esse é um velho conhecido, um dos chás mais usados quando se trata de acalmar os nervos, além de muitas outras aplicações.

Ferva uma xícara de água – coloque o chá de camomila – pode ser ‘in natura’, com sementes, flores e folhas, ou até os comprados em caixas. Deixe em infusão por cinco minutos, coe, se for necessário, e beba. Pode ser bebido várias vezes ao dia.

O diferencial da camomila é que ela além de tranquilizar, acalma os sintomas estomacais que possam vir com o estresse, como dor de estômago ou enjoos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!