Saúde Mental

psicólogo explica: 4 Conselhos para transformar sua relação de casal de forma positiva

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

Relacionamentos são sempre uma parte boa da vida. Não há sociedade sem relacionamentos e o ser humano não conseguiria ser feliz sem se relacionar. Os relacionamentos amorosos, em particular, completam o indivídua de maneira especial. Contudo, a vida à dois tem seus desafios. Muitos relacionamentos amorosos se desgastam ou chegam ao ponto onde as diferenças entre o casal forma um abismo que os separa. Para mudar essa situação e voltar a gozar dos prazeres de ter alguém que ama à seu lado, você precisa transformar sua relação para melhor e voltar a ser feliz. Nossas dicas vão te ajudar a conseguir!

Transformar sua relação

 

 

Com esse 4 conselhos você pode transformar sua relação de maneira positiva!

 

1. Relembre os motivos pelo qual vocês se apaixonaram. Para começar a transformar sua relação, você deve também transformar sua forma de pensar e de ver seu parceiro. A concentração sobre as boas lembranças da fase inicial da relação, da paixão, da conquista, dos motivos pelo qual vocês se apaixonaram um pelo outro estimula um estado diferente na relação, tornando mais fácil enxergar as coisas pelo lado positivo. Vai bater uma saudade daquela época, da paixão que vocês viviam e vocês vão se lembrar também de como era mais fácil lidar com os problemas e fazer concessões. Tente fazer esse exercício de memória quando estiver só e principalmente com seu parceiro. Voltem a lugares que marcaram, relembrem situações, etc. A rotina não pode se sobrepor ao amor e companheirismo que uniu vocês.

 

transformar sua relação2. Não discuta a relação quando estiver chateado ou de mau-humor. As pessoas esquecem que em situações de estresse, raiva ou mau-humor acabamos dizendo coisas que não pensamos, já que somos movidos por sentimentos negativos. Nesses momentos, a única coisa que conseguimos é magoar as pessoas que amamos com nossas palavras. Por isso, outro passo importante para transformar sua relação é sempre esfriar a cabeça e relaxar antes de discutir um assunto com seu parceiro. Não se guie pela emoção, mas use a razão.

 

3. Um pouco de autocontrole. Muitas relações são minadas por sentimentos nocivos que a corroem. Raiva, medo, mágoas, ciúme, insegurança, etc. Todos essas emoções dificultam o diálogo entre o casal e tornam a relação mais difícil. Livre-se delas! Não queira controlar se parceiro, não guarde mágoas de situações que aconteceram no passado. Para transformar sua relação, todo tipo de sentimento negativo deve ser conversado entre o casal, que deve encontrar uma maneira de acabar com isso juntos, um ajudando o outro de maneira amorosa porém racional.

 

4. Coloque-se no lugar do outro. A empatia é um exercício primordial para transformar sua relação e a visão que você tem do seu parceiro. Ao tentar compreender o ponto de vista do outro, muitas coisas ficam mais claras e conseguimos lidar com diversas situações de maneira diferente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

7 Conselhos para manter um casamento feliz e duradouro

Como é uma terapia de casal e quando procurar uma

Como melhorar um relacionamento que está tendo muitas brigas

As vantagens do casamento e relacionamentos a longo prazo

Como ser feliz no casamento

Como paquerar no casamento: saiba manter a paixão acesa

Casamento e longevidade: casamento pode aumentar a longevidade, saiba como!