Dica do Nutricionista

Natural ou adicionado? Aprenda a verificar a quantidade de açúcar nos alimentos

Por Renata Rodrigues de Oliveira 05/03/2015

 

Os fabricantes da indústria alimentícia nem sempre exibem certas informações nutricionais importantes para o consumidor: é o caso da quantidade de açúcar nos alimentos. Entretanto, essa taxa pode ser calculada se seguirmos diretrizes básicas – cada colher de chá (4g) ou porção de açúcar contém 4g de carboidratos e 16 kcal (sem proteína e gordura). Essas orientações podem ser adequadas de acordo com os grupos alimentares.

 

Segundo novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde, publicada nesse quarta-feira, os açúcares não deveriam ultrapassar 10% da ração energética diária da população, e preferencialmente não superar 5%, tanto em adultos quanto em jovens e crianças.

 

quantidade açucar

50 gramas de açucar cabem em 12 colheres de café

 

Quantidade de açúcar nos alimentos x grupos alimentares

 

Cereais e grãos

 

Grãos não contém açúcar. No rótulo das informações nutricionais, na parte lateral de uma caixa de cereais de trigo, pro exemplo, consta 0g de açúcar em uma porção. Por isso, o açúcar encontrado nos cereais é acrescentado pelo fabricante.

 

A maioria dos cereais adoçados contém 8g de açúcar por porção, equivalente a 2 colheres de chá. Os cereais com frutas são exceção, pois uma parte do açúcar vem delas, embora o rótulo possa indicar outro tipo de açúcar além desse, que foi adicionado pela in. O mesmo raciocínio vale para pães, bolachas e outros produtos feitos com grãos.

 

Iogurte e leite

 

Uma xícara de leite contém 12g de açúcar natural do leite ou lactose. A lista das informações nutricionais em uma caixa indica que uma porção (equivalente a 1 xícara) contém 12g de açúcar. Qualquer quantidade acima disso foi acrescentada, como acontece nos achocolatados e em outros leites aromatizados.

 

Os potinhos de iogurte geralmente são de 170g. Uma unidade, do tipo natural, contém as 12g de açúcar, originadas naturalmente do leite e, como acontece com os outros produtos, se possuir uma quantidade acima desse valor médio, é porque adicionou-se mais açúcar no preparo.

 

A maioria dos iogurtes é adoçada com no mínimo 4 colheres de chá (16g) de açúcar, mas muitas marcas adicionam 6 (24 g) ou mais. Você pode fazer uma escolha melhor: iogurte desnatado, de preferência, com probióticos.

 

Frutas e sucos de frutas

 

Uma fruta média contém aproximadamente 15g de carboidratos. Uma parte disso é fibra, de 2 a 3g, o resto é açúcar natural da fruta. Ao comprar frutas em conserva ou congeladas, além de sucos de frutas, é conveniente conferir no rótulo a quantidade de açúcar nos alimentos.

 

Se ela ultrapassar 13g por meia xícara (122g) de fruta em conserva ou congelada ou meia xícara (119ml) de suco de fruta, o açúcar contido nesses alimentos já não é apenas o natural. Uma alternativa para manter a alimentação saudável é consumir as frutas in natura ou faça um suco natural em casa (usando até as cascas, inclusive).

 

Vegetais, sucos de vegetais e sopas

 

Um legume de tamanho médio contém 5g de carboidratos e nada de açúcar. Então, se porventura constar a presença de açúcar nas informações nutricionais do rótulo, você sabe que ele não é natural. Em todo caso, opte por verduras, legumes e sucos feitos em casa – são mais baratos e saudáveis.

 

Bebidas

 

Água não contém açúcar natural. Quanto aos refrigerantes, todo açúcar que constar nas informações nutricionais da lata é adicionado e costuma chegar a 10 colheres de chá (40g) por unidade (355ml). Bebidas esportivas comuns contém aproximadamente 12g de açúcar por xícara, equivalentes a 3 colheres de chá de açúcar adicionado por porção.

 

Esse mesmo princípio pode ser aplicado à maioria das bebidas engarrafadas que não contém leite ou suco de fruta. Quando bebidas e alimentos são adoçados com suco de frutas concentrado, eles são altamente refinados no processamento, ainda mais do que o preparo de um xarope. Ingredientes como o concentrado de uva branca são praticamente o mesmo que açúcar. Melhor alternativa: água, sempre. Portanto, atenção às suas escolhas. É bem provável que você esteja ingerindo muito mais açúcar do que o recomendado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!