Estética

Veja como enfrentar o envelhecimento precoce da pele

Por Redação Doutíssima 10/04/2015

Conforme a idade avança, a nossa aparência vai se modificando – e não há como fugir disso. Mas e se as marcas aparecem antes da hora? O envelhecimento precoce da pele é marcado pela falta de brilho, cútis ressecada e descolorida, sem nutrientes, com redução do fluxo sanguíneo e rugas.

 

Você sabia que esses estragos têm grandes responsáveis? Então anote aí: os excessos de álcool e cigarro aliados às noites mal dormidas e ao estresse.

A falta de sono e a perturbação de um dia lotado levam o corpo a produzir o hormônio cortisol, que eleva o açúcar no sangue. Isso causa, entre outros males, o envelhecimento precoce da pele, ao comprometer o colágeno, responsável por uma pele firme e sem rugas.

envelhecimento precoce da pele

Alimentação saudável é uma das saídas para evitar o envelhecimento precoce da pele. Foto: iStock, Getty Images

Alimentação contra envelhecimento precoce da pele

Uma alimentação equilibrada e a boa hidratação não só garantem um corpo saudável, como uma pele jovem por mais tempo. É a dieta saudável que impede a produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce da pele.

Especialistas estimam que, ao diminuir em 30% as calorias ingeridas diariamente, desaceleramos o envelhecimento precoce do organismo. Uma dieta rica em fibras também repercute no melhor funcionamento do intestino. Quando ele não funciona bem, as toxinas proliferam pelo corpo e a pele sofre.

Já o uso dos industrializados, como o açúcar e a farinha refinada, aumentam a produção de glicose, levando à degeneração da pele, ao degradar o colágeno e a elastina – responsáveis pela firmeza e elasticidade. Para você enriquecer sua dieta e evitar o envelhecimento precoce da pele, segue uma lista com alimentos indicados para evitar esse problema:

Aveia 

envelhecimento-precoce-da-pele 

Rica em vitaminas B1 e B2, e silício, importantes na produção do colágeno que garante a sustentação da pele.

Azeite extravirgem 

envelhecimento-precoce-da-pele 

Rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E, que retardam o envelhecimento precoce da pele. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia.

 

Castanha-do-Pará 

envelhecimento-precoce-da-pele 

Contém selênio, que combate os radicais livres e é essencial no equilíbrio da tireoide, o que evitaria a oscilação do peso.

 

Cenoura

envelhecimento-precoce-da-pele 

Mantém a integridade das células da pele pela vitamina A. Já o betacaroteno consiste em um fotoprotetor natural.

 

Frutas cítricas 

envelhecimento-precoce-da-pele 

Com altas quantidades de vitamina C, neutralizam os radicais livres e auxiliam na produção de colágeno, mantendo a pele firme.

 

Frutas vermelhas 

envelhecimento-precoce-da-pele 

Contêm antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas.

Linhaça 

envelhecimento-precoce-da-pele 

O zinco auxilia na síntese do colágeno, dá sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.

Tomate 

envelhecimento-precoce-da-pele 

Possui licopeno e vitamina C que retardam o envelhecimento precoce da pele. Já o magnésio e o sódio ajudam no combate à flacidez.

 

Vinho

envelhecimento-precoce-da-pele 

Oferece várias substâncias antioxidantes, como o resveratrol, antocioninas e flavanóides. Mas é calórico e alcoólico, por isso, não se deve tomar mais do que uma taça ao dia.

Tratamento para o envelhecimento precoce da pele

Muitos cremes industrializados e com custo elevado prometem receitas “milagrosas” para acabar com esses sinais. Não que eles sejam tuins ou ineficazes. Eles podem, sim, resolver muitos dos seus problemas. Porém, uma solução natural pode ser muito barata e mais saudável.

 

Trata-se do consumo diário de suco de frutas, como ameixa e romã, além do cranberry, que pode estimular a circulação sanguínea e combater os sinais de envelhecimento precoce da pele.

 

Que tal começar a cuidar da sua aparência agora mesmo? Faça isso da forma mais gostosa, através de uma alimentação saudável e saborosa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!